Como ensinar ao seu filho ou sua filha a dirigir um carro

250

Se você está prestes a dar de presente um Sandero ao seu filho ou sua filha e ele/ela ainda não sabe dirigir, saiba como ensinar corretamente a conduzir um veículo, para que a estreia ao volante seja tranquila, segura e bem-sucedida.

Não é todo dia que os pais podem dar de presente aos filhos um belo carro para eles ganharem independência e poderem ir para a faculdade ou o trabalho confortavelmente. No entanto, sendo um Renault Sandero ou qualquer outro modelo de veículo, é fundamental que os seus filhos saibam dirigir e que o façam corretamente.

Tendo filhos adolescentes, com certeza você já passou pelo famoso pedido: “posso dirigir o teu carro”? É o momento de pensar se eles estão realmente preparados para aprender a dirigir e, posteriormente, se estarão capacitados para serem donos de um veículo como um Sandero 2021, por exemplo.

É necessario você lembrar que um dos momentos mais desejados pelos adolescentes é a hora de sentar ao volante e dirigir pela primeira vez.  Com certeza você já passou por essa situação e sabe do que se trata. A popularidade de um adolescente dirigindo um carro diante dos amigos e amigas cresce muito. Porém, é fundamental que ele aprenda a dirigir e o faça corretamente.

Por esse motivo, independentemente de ter ou não ter a possibilidade de comprar um carro para eles, é muito importante lhes ensinar corretamente a dirigir, para que eles possam ser bons motoristas. Por esse motivo, as seguintes dicas são importantes!

Ensinar o que é e para que serve cada parte do veículo

O fato de não conhecer determinadas coisas de um carro provoca estresse no adolescente. Por esse motivo é importante que você lhe ensine com paciência qual é o nome e a função que exerce cada parte do carro. Dessa forma, o seu filho/a poderá sentir maior segurança conhecendo cada função do veículo.

Tente evitar deixá-lo nervoso

Há adultos que não tomam consciência sobre a importância das palavras e como elas influenciam os adolescentes. Dizer “você é péssimo motorista” ou “você não vai aprender nunca a dirigir bem” não vai colaborar em nada para que eles realmente aprendam a dirigir. Só o incentivo é que vai ajudar para eles ganharem confiança e segurança.

Tenha controle sobre a sua própria ansiedade

Não adianta você ficar com ansiedade pensando no preço do Sandero 2021 e na forma do seu filho/a dirigir o veículo. Controle a sua própria ansiedade e passe tranquilidade e confiança para o adolescente se sentir mais seguro ao volante.

Faça as lições em lugares vazios ou ruas sem trânsito

Leve ao seu filho/a para um lugar com pouco movimento para que possa dirigir sem medo de provocar um acidente. E lembre-se que ninguém aprender a dirigir logo no primeiro dia! Transmita segurança e confiança para que a aprendizagem seja tranquila e positiva.

Se a decisão for pagar aulas em uma escola de direção:

  • Saiba que os professores são pessoas muito bem treinadas para esse tipo de ensino.
  • Durante as aulas evite mostrar ansiedade ou nervosismo. Tente aguardar em um lugar longe do seu filho/a.
  • Lembre-se que no início todo mundo comete erros e que isso é absolutamente normal. Muita calma nessa hora, porque só mantendo a calma eles poderão aprender a serem bons motoristas.

Depois de ter a carteira de motorista…

Com certeza os adolescentes se sentem Ayrton Senna quando ganham a carteira de motorista e é essa a hora de tomar muito cuidado. Dando um carro de presente ou não, você deverá estabelecer algumas regras para que eles se transformem, com o tempo, em motoristas experientes, corretos e seguros:

Estabeleça um dia para que ele se encarregue da limpeza do carro e para que encha o tanque com o próprio dinheiro.

Estabeleçam horários para poder dirigir. No início, é bom esse limite, porque eles precisam ganhar experiência e isso leva o seu tempo.

Estabeleça prêmios e castigos. Dirigir bem ou dirigir mal tem as suas consequências e os adolescentes precisam conhecer as diferenças. Diante de um problema, por mínimo que seja, deverá ser suspendido o uso do carro por um determinado tempo. Se o adolescente dirige bem me cumpre as regras, poderá ganhar um prêmio especial.