Crianças pedem ajuda para salvar o Planeta durante Festival que celebrou os 20 anos da Carta da Terra

Uma sociedade justa, sustentável e pacífica. Esses foram os princípios que nortearam o Festival Internacional Carta da Terra para Crianças realizado ontem (20), com transmissão pelo Youtube. A arte foi o meio usado para falar sobre esse assunto com o público infantil. Nesta edição, Gilberto Gil e sua neta Flor Gil se apresentaram no evento que também contou com nomes como o da cantora Adriana Calcanhoto, do músico Carlinhos Brown, da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva e da atriz Maria Paula.

O técnico do The Voice Kids, Carlinhos Brown, aproveitou a proximidade com o público para falar sobre os 20 anos da Carta da Terra, a importância do documento e seus quatro pilares: Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida; Integridade Ecológica; Justiça Social e Econômica; Democracia, Não Violência e Paz. “A Carta é da Terra e se é da Terra, é nossa. Então vamos cuidar e participar disso tudo”, convidou o músico.

Entre as falas dos adultos e as apresentações musicais, mensagens em vídeos de crianças de diversas partes do mundo foram apresentadas. Em espanhol, Jhon, de Porto Rico, alertou que é preciso escutar o planeta. E fez o apelo: “Nos ajudem a recuperar nossa casa, nosso único lar, o Planeta Terra”.

Joel Jayson, da Índia, contou que ama borboletas, mas com as mudanças climáticas, se questiona se elas vão sobreviver. “Nossa responsabilidade é proteger a natureza e conservar a vida”, pontuou. Cada criança transmitia sua mensagem de preocupação com o futuro do meio ambiente em seu idioma de origem que era traduzido por legenda. Mas os irmãos Assai, do Japão, que amam insetos e outros bichos, sorridentes, arriscaram até um “Obrigado” em português. 

O escritor indígena Kamu Dan Wapichana protagonizou um momento lúdico, onde por meio do conto “A Ciranda da Roça” levou as crianças a refletirem sobre trabalho em equipe, sabedoria ancestral e a importância das crianças na construção de um mundo melhor.

Gilberto Gil e a neta Flor Gil cantaram a canção no “Norte da Cidade” em uma das apresentações musicais do evento que também contou com Xangai e Adriana Calcanhoto, entre outros músicos. 

Essa foi a segunda edição do Festival em 2020, sendo o primeiro voltado para os adultos. Em ambos os eventos, artistas e ativistas reuniram esforços para buscar um país mais sustentável e celebrar os 20 anos da Carta da Terra que é uma declaração de princípios éticos e fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. O documento está presente em mais 89 países e em média 4500 organizações utilizam seus princípios como base nas suas atividades.

O evento foi realizado pelas organizações Fundação Grupo Esquel Brasil, Associação Alternativa Terrazul, Carta da Terra Internacional e Teia Carta da Terra Brasil com apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, Frente Parlamentar Ambientalista do CLDF, Frente Parlamentar dos ODS do DF.

O vídeo do Festival está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PDvPtAN4HZs&t=1138s

Da Assessoria