CTG Chama Crioula realiza 6º Sarau da Prenda Jovem

119

Debutar. Para a menina-moça, completar 15 anos é o marco de uma nova fase. Todo o encantamento deste momento é vivenciado pelo CTG Chama Crioula com a realização do tradicional Sarau da Prenda Jovem. Este ano, o evento acontece no dia 11 de dezembro e promete abrilhantar a noite.

Conforme a coordenadora do evento, Loiva Hermes, e o secretário do CTG Chama Crioula, Cleber Ferreira de Almeida, o sarau é um dos eventos mais majestosos e aguardados pelas jovens da época. “No vocabulário da tradição gaúcha é carinhosamente denominado Sarau da Prenda Jovem a moda gaúcha, onde meninas, com idades de 13 a 16 anos, são apresentadas a sociedade, simbolizando o rito de passagem da infância para a mocidade das jovens prendas”.

O sarau, no contexto bailar, significa ‘reunião festiva noturna, para ouvir música, conversar e dançar’. Loiva e Almeida comentam que o baile é historicamente conhecido como um evento cultural realizado geralmente em casas particulares onde as famílias se encontravam para se expressar ou se manifestar artisticamente.

“Resgatando um pouco da bela e riquíssima história do Rio Grande do Sul, voltamos ao ano de 1947, quando ocorreu o primeiro baile gaúcho, na cidade de Porto Alegre, por iniciativa de oito jovens idealistas. E ao longo do tempo a cultura gaúcha uniu eventos tradicionalmente postos na sociedade, tornando-se palco de grandes fandangos e eventos tradicionalistas”, citam.

No CTG Chama Crioula, desde sua fundação, foram realizados cinco eventos tradicionalistas de ‘Sarau da Prenda Jovem’ respectivamente nos anos de 1995, 1999, 2006, 2012 e 2018. “Que a alegria de hoje dure uma eternidade, por que a felicidade se completa a medida que amamos a tradição. Assim o CTG Chama Crioula escreve mais uma página em 26 anos de história, para eternizar o momento mais belo da caminhada no tradicionalismo. Um momento único e ímpar, de emoções que enche de orgulho esta entidade tradicionalista”, afirmam.

O SARAU – Na noite de 11 de dezembro, serão abertas as porteiras do ‘jardim de flores’ – tema da 6ª Edição do Sarau 2021 – que retrata a beleza e a delicadeza da mulher gaúcha. “São 14 prendas, as mais belas prendas, com seus vestidos rodados, serão recebidas pelos seus pais ou responsáveis, padrinhos e par de honras e vão adentrar ao salão, e junto com seus familiares e convidados viajarão no tempo em um ato solene, ao som de sua música preferida e mensagem tradicionalista que reflete o sentimento de ser prenda desta tão respeitável entidade tradicionalista”, comentam.

O cerimonial terá início às 20h30, logo após acontece o baile que será animado pelo grupo musical Som do Sul, de Porto Alegre. “Nosso agradecimento especial ao patrão Vanderlei Hermes e toda a patronagem, especialmente, aos pais e familiares das prendas, sem elas este evento não seria possível. Agradecemos também aos nossos parceiros e patrocinadores do evento”, reforçam.

AS PRENDAS – As prendas da 6ª edição do Sarau são: Anna Júlia dos Santos, Camilla Adriane Gonsalves, Carla Regina Fernandes Pavan, Eduarda Luiza Richter, Isabella Padilha de Lima, Jordanna Sonni Albarello, Julia Cristina Koehler, Kauane Mioranza dos Santos, Larissa Camile Pauli Hermes, Luana, Camile Pauli Hermes, Luana Pauline Knorst, Luiza Cristina Broch Grizza, Maria Clara Hass e Maria Eduarda Staffen.

Da Redação

TOLEDO