Estudo alerta que o lazer passivo precisa ser monitorado

99

Eles estão cada vez mais conectados. Jogos, redes sociais, paquera, é na rede que os jovens passam boa parte do tempo. Deixa de movimentar o corpo pode trazer reflexos na balança: o sobrepeso e a obesidade têm atingido cada vez mais adolescentes. Profissionais alertam que o lazer passivo precisa ser monitorado.

Um estudo realizado pelo coordenador do curso de Educação Física da Unipar de Toledo, Robson Recalcatti, e o professor, Dartagnan Pinto Guedes, intitulado como ‘Prevenção e Controle do Peso Corporal na População Jovem’ faz um alerta aos pais e responsáveis de que cada vez mais crianças e adolescentes têm sofrido transtornos de ordem física, psicológica e social devido ao sobrepeso e obesidade.

“O lazer passivo através do uso de equipamentos de tela (televisão, computador, celular, tablet, ipod, etc.) tem duplo efeito sobre o aumento do nosso peso corporal. Primeiro, é tempo do dia que poderíamos estar ocupando com brincadeiras ativas, esportes ou exercício físico, mas que estamos ocupando com uma atividade sedentária”, citam os professores no estudo.

Os profissionais destacam que o lazer passivo tem feito com que o público jovem passe longo tempo gastando um mínimo de energia. O segundo ponto de alerta citado por eles é sobre os apelos comerciais. “As propagandas de alimentos industrializados, ricos em açucares, gorduras saturadas, sal e aditivos desnecessários disponibilizadas na TV e nos sites de internet nos incentiva ao uso desses produtos alimentícios não saudáveis e com elevado aporte de energia”.

COMBINAÇÃO PERIGOSA – Passar longo tempo em frente as telas, não praticar atividade física ou exercício com periodicidade e os maus hábitos alimentares formam uma combinação perigosa que pode desencadear diversos problemas de saúde. O estudo salienta que doenças que antigamente eram comuns apenas em adultos, por conta do aumento do peso corporal, agora já estão acometendo jovens em idade escolar, como pressão alta, diabetes, problemas do coração, dores nas articulações, alguns tipos de câncer, entre outras.

“Nos dias de hoje, é comum os jovens se alimentarem com poucas frutas, verduras e alimentos frescos, e com grande quantidade de alimentos pré-preparados e processados com alto teor calórico, ricos em açúcares adicionados e gorduras de baixa qualidade nutricional, farinhas brancas ou refinadas em vez de cereais e grãos integrais, sal e aditivos desnecessários (adoçantes, corantes, estimulantes de sabor,etc.). Esse hábito alimentar, juntamente com um estilo de vida mais sedentário, devido ao uso constante de transporte motorizado e de outras tecnologias modernas que facilitam nossas tarefas do dia a dia, e ao advento dos dispositivos de tela (TV, computador, tablet, celular e ipod) que atrai nossa atenção por longo tempo e substitui as brincadeiras e os jogos mais ativos, têm levado a um desequilíbrio no consumo e no gasto de energia, o que dificulta mantermos nosso peso corporal saudável”, apontam os professores no estudo.

A análise aponta que o jovem com sobrepeso tem mais chance de ser futuramente um adulto obeso. Ou seja, 50% dessas crianças podem se tornar adolescentes obesos, dos quais 80% desses adolescentes continuarão obesos quando fizerem 18 anos e 70% deles permanecerão obesos após os 30 anos.

COMO EVITAR O LAZER PASSIVO? – Os professores citam algumas dicas para reduzir o tempo de uso de equipamentos de tela como não dispor de televisão, computador ou outro equipamento de tela (celular, tablet, ipod, etc.) no quarto de dormir ou nos ambientes em que são realizadas as refeições; estabelecer horários específicos do dia/noite para assistir TV e controlar o tempo que deverá usar os demais equipamentos de tela (computador, internet, celular, etc.); o tempo de lazer passivo através de TV, videogame e uso de internet não deverá ser superior a 2 horas por dia e usar celular, tablet e ipod unicamente em situações que sejam necessárias para atender tarefas indispensáveis.

Da Redação

TOLEDO