Plantio do trigo deve começar nos próximos dias na Regional de Toledo

57

“Se as condições forem favoráveis, o plantio do trigo na Regional de Toledo deve iniciar nos próximos dias”, estima a equipe técnica do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab). Com uma previsão de 40 mil hectares de área plantada, a estimativa é colher 120 mil toneladas.

De acordo com o técnico do Deral Paulo Oliva essa safra é maior que a do ano passado que foi de 34.811 hectares e uma produção de 84.556 toneladas.

“Nesse ano a área é maior por conta da redução na área do milho safrinha. Essa variação se dá devido ao atraso no plantio da soja no ano passado. Com período mais apertado para efetivar o plantio do milho safrinha alguns produtores optaram em plantar o trigo”, explica.

A cultura do trigo é a principal alternativa de produção para a safra de inverno no estado do Paraná e se encaixa perfeitamente no período de abril a outubro, dependendo da região de cultivo, em sucessão à soja.

Segundo o Boletim Semanal Agropecuário, divulgado pela Seab, com dados referentes a semana de 10 a 16 de abril, o plantio de trigo começou timidamente no Paraná, e não atingiu 1% da área projetada, com apenas plantios pontuais registrados em solo seco. A falta de chuvas na primeira quinzena do mês impossibilitou o avanço da semeadura do grão.

Para esta semana, a expectativa é que o plantio não ultrapasse 2%, maior percentual registrado nos últimos cinco anos (semana 16 do ano civil). De acordo com o Boletim isso não preocupa por enquanto. Prova disso é a safra de 2016, também com menos de 1% plantada em 18/04, resultando na produtividade recorde do estado: mais de três mil quilogramas por hectare.

Para o bom desenvolvimento da safra de trigo, Oliva enfatiza que é preciso condições climáticas favoráveis para se concretizar as estimativas de colheita. “Precisamos de chuvas para uma boa germinação, frio mas sem geadas na fase de frutificação, onde a planta está mais suscetível ao dano”.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria