Astronomia: uma nova forma de incentivar o ensino das ciências

13

A escola tem papel importante para estimular o gosto pela ciência na criança. Os fenômenos e os corpos do universo costumam despertar curiosidade em cada estudante e a Astronomia desponta como um caminho potencial para essa aproximação. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promove a 1ª Semana de Astronomia da Rede Municipal de Ensino de Toledo até esta quinta-feira (13). A abertura oficial aconteceu na última segunda-feira (10).

Segundo o professor doutor do Instituto Federal do Paraná Fábio Souza Alves, a astronomia é um tema que desperta um enorme interesse das pessoas. Ele explica que observar os fenômenos celestes sempre foi objeto das civilizações humanas. “Trata-se de uma área de conhecimento que permitiu e permite grandes descobertas científicas e inúmeras produções tecnológicas e que dentro do seu tempo chegam em nossas casas”.

Alves explica que como área de conhecimento, a velocidade das descobertas e das informações nas redes sociais e das mídias tem ocorrido de forma espantosa. “Neste sentido, esse enorme número de informações requer um maior preparo das pessoas que ensinarão este conteúdo”.

No contexto escolar, o tema astronomia também está presente e em diversas etapas do ensino. Por esse motivo, é fundamental que os participantes possam ter acesso a estes novos conhecimentos de forma a levar estes conteúdos para os estudantes. O evento é destinado aos professores dos quartos e quintos anos de Ciências e de Laboratório de Ciências e o professor Fábio já ministrou as palestras ‘O Ensino da Astronomia no Ensino Fundamental’ e a ‘Conquista do Espaço: A Viagem da Humanidade à Lua’.

PROGRAMAÇÃO – A 1ª Semana de Astronomia é um evento promovido pela Prefeitura de Toledo através da Secretaria da Educação que em parceria com o Instituto Federal de Capanema, Universidade Federal do Paraná (IFPR), campus de Palotina e pesquisadores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo e de Cascavel.

A programação busca promover a formação continuada dos professores da rede municipal sobre o tema Astronomia. O professor Fábio ainda destaca a divulgação e a popularização da ciência por meio da Astronomia e que através da formação continuada, os professores estarão preparados e vão motivar os estudantes no ensino das ciências. “Espera-se que os professores tenham um excelente aproveitamento, o evento contará com uma programação diversificada, com várias oficinas e palestras com temas diferentes e atuais”.

No evento, os professores têm contato com oficinas que tratam sobre os riscos dos impactos de meteoros e asteroides, sobre constelações celestes, sobre construção de foguetes, haverá também palestras sobre a viagem da humanidade à Lua, sobre a exploração do Planeta Marte e sobre a possibilidade de vida fora Terra.

A coordenadora de projetos de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Educação de Toledo Sandra Kopeginski pondera que nesta quarta-feira (12) são oferecidas entre oito e seis oficinas por período, sendo uma por período também na modalidade Sincrona, pois na rede tem professores realizando trabalho remoto.

Da Redação

TOLEDO