Ministro da Justiça vem ao Paraná conhecer ações da Segurança

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, esteve em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para conhecer de perto algumas ações da Secretaria de Estado da Segurança Pública na região e para o lançamento da Operação Independência, que tem como objetivo fortalecer o trabalho ostensivo e dar cumprimento a mandados de prisão no Paraná. A visita faz parte da programação da Agenda Segurança Pública 2021 do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), que busca a integração no compartilhamento de dados, operações e colaborações das forças de segurança em todas as esferas.

A comitiva recepcionada pelo secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, e pelos integrantes das polícias do estado, visitou unidades policiais e se reuniu com a cúpula das instituições estaduais de segurança pública. Houve, ainda, a cerimônia de entrega do Diploma de Honra ao Mérito da Segurança Pública e Defesa Social a profissionais que tenham se destacado no cumprimento de suas funções.

Durante a manhã, o ministro participou do lançamento da Operação Independência em São José dos Pinhais. Também visitou outras três unidades da Segurança Pública no município: o Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV), a Delegacia da Mulher e a Casa de Custódia do Departamento Penitenciário.

No período da tarde, Mendonça conheceu as instalações da Academia Policial do Guatupê (APMG), também em São José dos Pinhais, onde viu a exposição de viaturas da segurança estadual e participou de uma reunião fechada com as autoridades da Segurança Pública do Estado.

“Temos muito respeito pelo Paraná por todo o trabalho de segurança que é desenvolvido no Estado. Fico muito feliz com a recente adesão do Estado às atas do Programa de Compras Eficientes do Susp, que é uma resposta efetiva às demandas dos servidores das forças de segurança paranaenses”, disse o ministro.

Para o secretário Marinho, a visita trouxe diretrizes e orientações à segurança pública do Estado. “A visita do ministro é muito importante, pois serve de balizamento para todas as nossas forças de segurança. Então, sem dúvidas, isso nos dará mais fôlego para prosseguir e termos um ano de bons resultados em todo o Estado”.

O secretário Marinho agradeceu a parceria com o governo federal para melhorar a infraestrutura das polícias. “Fizemos uma prestação de contas e o Paraná se saiu muito bem. Temos muitas coisas positivas para mostrar, não só para as autoridades, mas também a nossa sociedade, como as 18 novas penitenciárias que estão sendo construídas graças ao apoio do governo federal”, destacou.

INVESTIMENTOS – Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, nos últimos dois anos o governo federal repassou ao Paraná R$ 171 milhões para investimentos na área. Além desse montante, outros R$ 54 milhões foram repassados para o Sistema Penitenciário via Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).

OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA – A Operação Independência conta com mais de 110 policiais, entre militares estaduais, federais, civis e guardas municipais que atuarão no bairro Jardim Independência e nas proximidades, onde possa haver algum reflexo da criminalidade.

Ainda foram apresentados ao ministro resultados de trabalhos integrados entre forças de segurança de todas as esferas, na região. O município de São José dos Pinhais foi uma das cinco cidades do Brasil escolhidas pelo ministério para integrar o projeto-piloto Em Frente Brasil – Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta – que iniciou em agosto de 2019. “Essa é uma oportunidade de corrigir algumas coisas dentro do Projeto-Piloto Em Frente Brasil, criar novas metodologias, mas sempre integrado com os governos municipal, estadual e federal”, explicou o secretário Marinho.

HONRA AO MÉRITO – O ministro André Mendonça entregou o Diploma de Honra ao Mérito da Segurança Pública e Defesa Social a profissionais de segurança pública do Paraná que se destacaram no cumprimento de suas funções. Receberam a honraria o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Rockembach; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross; o diretor-geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochocki; o comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira; o coordenador regional pelo Departamento Penitenciário em Londrina, Reinaldo Peixoto; o coordenador do Setor de Engenharia da Secretaria da Segurança Pública, major Ivan Ricardo Fernandes; e a esposa do falecido agente penitenciário Thiago Borges de Carvalho, que perdeu a vida em serviço ao ser atacado por criminosos em Londrina, em 2016.

COMITIVA MJSP – Acompanharam o ministro o secretário da nacional da Segurança Pública, coronel Carlos Renato Machado Paim; o secretário de Operações Integradas, Jeferson Lisbôa; o secretário de ensino em Segurança Pública, Joselio de Souza; a diretora-geral do Departamento Penitenciário Nacional, Tânia Fogaça; o direitor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Eduardo Aggio; o diretor de Inteligência, Thiago Marcantonio Ferreira; e o diretor de Políticas Penitenciárias, Sandro Abel Souza Barradas.

PRESENÇAS – Estiveram no evento os deputados federais Sargento Fahur e Luizão Goulart; a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, e o diretor do Departamento Penitenciário do Paraná, Francisco Alberto Caricati.

Da AEN