Guto Silva visita região Oeste para tratar sobre a retomada econômica

2

Gerar mais emprego e renda para a população paranaense e fomentar a economia do estado são políticas públicas importantes que o Governo do Paraná trabalha para a retomada econômica neste período de pandemia. Um olhar especial é dedicado aos municípios do interior para conhecer as demandas e necessidades e juntos buscarem as melhores alternativas.

Neste sentido, o chefe da Casa Civil Guto Silva visitou ontem (17), o município de Guaíra e reuniu-se com prefeitos da região Oeste para tratar de ações entre o Governo e os Municípios para a retomada econômica do Paraná. Na ocasião, os gestores apresentaram alguns desafios dos municípios.

Guto Silva comenta que Governo do Paraná está muito atento as demandas da região e atuante para movimentar a economia, principalmente com a ampliação da vacinação contra a Covid-19. “O Governo tem olhado as obras públicas como um vetor importante na geração dos empregos. Temos obras previstas na região Oeste desde casas populares, recape asfáltico, grandes obras de infraestrutura e saneamento básico. São obras que vão gerar emprego a curto prazo e, naturalmente, conforto e tranquilidade para a população”.

CRESCIMENTO – Além da movimentação das obras públicas, o chefe da Casa Civil cita que o Governo do Paraná tem procurado desde o início da pandemia criar alguns estímulos para incentivar a economia, como crédito através das agências de fomento, protelação de impostos, auxílios emergenciais para os setores mais afetados, entre outras ações para estimular, principalmente o pequeno empresário que sofreu com a pandemia.

“E os números são muito otimistas. O comércio já está ‘beliscando’ 7% de crescimento, o setor de serviços avança 6% no semestre e a indústria está crescendo mais 15%. São os melhores indicadores do Brasil e queremos que esse crescimento continue, por isso esse olhar do Governo do Estado sobre todas as esferas econômicas”.

Guto Silva enfatiza que o Paraná fechou o primeiro semestre de 2021 com o melhor resultado na geração de empregos nos últimos dez anos. De janeiro a junho, o saldo positivo foi de 118.316 novos postos de trabalho com carteira assinada, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

“O cenário é muito bom e positivo e, com a ampliação da vacinação com os mais jovens e uma terceira dose de reforço teremos condição de flexibilizar ainda mais e garantir produtividade e emprego para toda a nossa gente”, complementa o chefe da Casa Civil.

DESCENTRALIZAR – Outra ação dentro do planejamento do Governo do Estado é a descentralização do leitos de UTI que são utilizados exclusivamente para Covid-19. Guto Silva pontua que durante a pandemia o Governo do Estado ampliou de forma considerável os leitos de UTI e enfermaria no Paraná. Porém, conforme os números de casos da doença estão reduzindo, a proposta visa descentralizar essas unidades.

“Vamos criar uma descentralização para que alguns desses leitos de UTI sejam enviados para hospitais de retaguarda de diferentes municípios que ajudam a desafogar o sistema de saúde. O grande legado da estrutura física da pandemia é a possibilidade de mantermos algumas estruturas hospitalares em pleno funcionamento, que desafogam os grandes centros para o cidadão ser atendido mais próximo da sua casa. Estamos com esse planejamento e otimista que teremos um sistema vigoroso na área de saúde”.

GESTÃO – Durante a visita do chefe da Casa Civil, o prefeito de Toledo Beto Lunitti falou sobre o andamento das obras do Hospital Regional a da necessidade de definir a gestão do empreendimento. Lunitti pontua que as estimativas para conclusão dos trabalhos de readequação é no início do próximo ano. O gestor reforça que o Município trabalha em três frentes: a conclusão da obra, aquisição dos equipamentos e definição da gestão do Hospital Regional.

O prefeito Beto Lunitti falou da preocupação sobre a gestão do HR – Foto: Franciele Mota

“Nós temos uma judicialização naquele Hospital e pelo que entendemos, o Ministério Público e o Judiciário querem uma definição se o Governo do Estado vai assumir a gestão do HR. A Ebserh [Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares] já sinalizou que não vai assumir e nós gostaríamos que o Guto Silva intermediasse uma conversa com o secretário de Estado da Saúde Beto Preto para termos uma posição do Estado. Nós precisamos destravar isso”.

O chefe da Casa Civil Guto Silva cita que entende a preocupação do prefeito de Toledo quanto a gestão do HR já iniciou um planejamento junto com o secretário Beto Preto e o secretário da Fazenda, Renê de Oliveira Garcia Junior, para fazer um esboço dessa linha de custeio.

“No final do mês nós teremos um alinhamento de propostas para a região e vamos construir ‘a quatro mãos’ a composição desse custeio que é vigoroso, mas necessário para uma região que tanto contribui e que tem esse sonho antigo de ter um hospital regional para dar suporte e atendimento em saúde para a todos os municípios. Nós reconhecemos e estamos nos passos finais e, agora o grande desafio é fazer a composição de como construirá o custeio, quem pagará a conta de manutenção do Hospital. Com bom diálogo estamos muito otimistas que logo teremos essa solução”, finaliza Guto Silva.

Da Redação

GUAÍRA