Mais de 30 municípios do oeste aderem ao Cidade Empreendedora

10

Fortalecer a economia local, incentivar o empreendedorismo, contribuir para a geração de renda e empregos, assegurar melhores condições de atuação dos servidores públicos e fomentar a liderança, desburocratização, educação empreendedora e compras públicas. É com esses objetivos que trinta e dois municípios da região oeste do Paraná aderiram a um convênio com o Sebrae/PR para a realização do Programa Cidade Empreendedora.

“Juntamente com prefeitos, comitês gestores municipais, com instituições públicas e privadas, o Programa tem colocado as micro e pequenas empresas e a lei geral na agenda positiva para a promoção do desenvolvimento econômico sustentável de nossa região”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta.

Para oficializar a parceria e a realização do Cidade Empreendedora nos municípios do Oeste, um ato foi realizado na sede da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), durante a Assembleia Geral Ordinária. No evento, o presidente da entidade e prefeito da cidade de Cascavel, Leonaldo Paranhos, destacou a importância da parceria, principalmente para a definição de estratégias que poderão colaborar para que as cidades atinjam suas expectativas em relação a crescimento, desenvolvimento empresarial e, principalmente, melhoria do ambiente de negócios.

“Toda cidade é diversificada nas suas necessidades, mas nós, enquanto gestores, precisamos ter planejamento daquilo que precisamos desenvolver para que nossas cidades sejam referência, independente do seu tamanho. Este Programa é importante pois, de fato, nos ajuda a consolidar políticas públicas de cada município para beneficiar todo o arranjo produtivo do oeste paranaense”, observou. 

A partir da realização do Cidade Empreendedora nos municípios, são realizadas capacitações em forma de palestras, cursos e workshops sobre temas como crédito, inovação, simplificação de processos e desenvolvimento do empreendedorismo nas escolas entre outros projetos voltados para pequenos negócios rurais (agricultura familiar), inclusão produtiva e, principalmente, iniciativas de atendimento e incentivo a formalização por meio das Salas do Empreendedor.

Em todo o Estado, 130 municípios estão no Programa, sendo que a região oeste é a que tem maior número de cadastrados. 

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Adir Mattioni, a participação dos municípios é importante porque contribui não só para os cidadãos daquelas cidades, mas também para o desenvolvimento do ambiente de negócios de toda a região.

“O Programa é uma grande porta que se abre no sentido de desenvolver e implementar políticas de desenvolvimento econômico nos municípios, dada a sua metodologia que permite uma ampla participação dos órgãos públicos em parceria com a iniciativa privada com esse foco. Com o fortalecimento dessas áreas, toda a região se beneficia”, pontua Mattioni.

Para os próximos quatro anos, os seguintes municípios farão parte do Programa: Cascavel, Palotina, Corbélia, Assis Chateaubriand, Cafelândia, Ubiratã, Tupãssi, Quatro Pontes, Nova Aurora, Maripá, Nova Santa Rosa, Foz do Iguaçu, Medianeira, Santa Helena, Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Itaipulândia, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Missal, Terra Roxa, Toledo, Matelândia, Céu Azul, Capitão Leônidas Marques, Vera Cruz do Oeste, Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Candói e Pinhão.

CASCAVEL