Promoção da saúde é a base dos programas destinados aos beneficiários

Além do Programa Viva Mais – Atenção ao Tabagista, a Unimed Costa Oeste também oferta outras opções de acompanhamento dentro do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS). Os programas são voltados à promoção, proteção e recuperação da saúde dos beneficiários.

A coordenadora do Núcleo Bianca Aline Neske pontua outros cincos programas como o Programa Ao Seu Lado que disponibiliza um acompanhamento aos seus beneficiários diagnosticados com doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, doenças respiratórias e doenças cardiocerebrovasculares. O objetivo é oferecer apoio aos beneficiários através de orientações e cuidados em saúde que contribuam para melhoria da qualidade de vida, estímulo ao autocuidado e, consequentemente, a prevenção de agravos relativos à doença. “O programa é realizado através de acompanhamentos periódicos pela equipe de saúde do departamento de atenção por meio de contato telefônico e visitas domiciliares”.

O Programa Junto com Você é um acompanhamento em saúde realizado com os beneficiários em tratamento de algum tipo de neoplasia, como o câncer. Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar com auxílio de psicólogo, médico, enfermeiro e farmacêutico, através de visitas domiciliares, ele tem como objetivo apoiar o beneficiário e seus familiares durante todo o seu tratamento, buscando a melhoria na qualidade de vida. “O Programa tem por objetivo melhorar a qualidade de vida, estimular o autocuidado, auxiliando-os em sua reabilitação”, explica Bianca.

ACOMPANHAMENTO – Já o Programa Viva Bem é um acompanhamento dos beneficiários que são semidependentes e ele ajuda na realização de seus cuidados e atividades básicas de vida diária. Outro programa ofertado pela Unimed Costa Oeste é o Nascer Bem. Com 18 anos de atividades ele atende as mães e pais de primeira viagem, além de auxiliar os mais experientes a aproximar seus conhecimentos.

“É realizado através de encontros que consistem em aulas práticas educativas, com certificado de participação. Tem por objetivo complementar as informações recebidas durante todo o pré-natal, além oferecer conhecimento e aulas práticas de cuidados com o bebê logo após os seus primeiros dias de vida, com segurança, saúde e muito amor. Este programa é aberto a toda comunidade”, comenta a coordenadora.

E por fim, a cooperativa médica também oferta o Programa de Assistência Farmacêutica desenvolvido através do acompanhamento farmacêutico aos beneficiários que utilizam medicamentos de forma contínua com orientações sobre o uso racional de medicamentos e a melhora da qualidade de vida dos beneficiários.

“Nosso foco maior está na prevenção e na manutenção da saúde da pessoa, por isso, sempre fazemos o convite para que conheçam e participem de nossos programas que incentivam a melhoria da qualidade de vida e adoção de hábitos saudáveis”, afirma o diretor vice-presidente da Unimed Costa Oeste, Manoel Joaquim de Oliveira.

Da Redação