Setor de beleza: profissionais investem em novidades nos atendimentos básicos

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Março de 2021 não foi muito diferente do mesmo período do ano passado. As restrições de funcionamento impostas pelos decretos fez com que as atividades consideradas não essenciais fossem suspensas. Um segmento dentro do setor de serviços que sentiu os impactos foi na área da beleza. A suspensão das atividades festividades ainda causa reflexo financeiro e profissionais investem em novidades nos atendimentos básicos.

Com prestação de serviços que impedem o distanciamento mínimo de 1,5 a 2 metros, diversos empreendedores da área relatam que viveram momentos de dificuldades. “Utilizar a máscara, as luvas e higienizar as mãos, as minhas e das clientes, virou um procedimento básico para o atendimento. Contudo, cada decreto que determina a suspensão das atividades considerada não essenciais, como fazer as unhas, eu tinha que parar de atender, afinal é um serviço que não tem como realizar a distância”, pontua a manicure, Gabriela Dias.

A profissional cita que mesmo após a retomada dos trabalhos, isso no ano passado, muitas clientes demoraram para solicitar novamente os serviços. “A questão da beleza é diferente para cada pessoa. As clientes que ficaram em home office deixaram de fazer as unhas por um tempo, outras por medo de sair de casa, o mesmo aconteceu e ainda acontece com o público idoso, teve aquelas que tiveram a renda reduzida e fizeram cortes e dessa forma fomos atingidos. Hoje, os atendimentos ainda não voltaram a ter mesma proporção de antes, mas melhorou se avaliarmos o ano inteiro”.

UM SETOR INFLUÊNCIA O OUTRO – A empreendedora do ramo, Claudineia Coste, pontua que o período que ocorreu a suspensão dos trabalhos (fechamento total do comércio) gerou impacto no fluxo de caixa. Ela enaltece que o ramo de prestação de serviço na área da beleza também está ligado a outros setores o que faz com que sinta os reflexos.

“O cancelamento das festividades, dos casamentos, das formaturas, das baladas, gera impacto direto no setor da beleza. Com essas atividades sendo realizadas temos determinado movimento no fim de semana; já com elas suspensas, a clientela busca os serviços básicos como o corte, coloração, hidratação, entre outros. No fim, essa mudança de procura pelos atendimentos vai refletir no caixa”, afirma.

Sem os trabalhos que eram mais comuns nas sextas, sábados e domingos (penteados e maquiagens), Claudineia comenta que foi preciso estudar medidas alternativas para minimizar o impacto no caixa no fim do mês. Ela salienta que foi preciso investir em estratégias para a prestação dos serviços básicos como promoções de combos e pacotes mensais.

ATENDER COM FOCO NA PREVENÇÃO – “É possível atender aos clientes com segurança ao seguirmos todas as recomendações preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A utilização de máscara, de luvas e de álcool em gel é uma prática extremamente importante durante todo o processo de atendimento. Todos os utensílios e equipamentos utilizados são devidamente esterilizados de um atendimento para o outro, assim passamos a marcar as clientes com um espaçamento maior de tempo para conseguir higienizar tudo de maneira correta e não deixar ninguém esperando na recepção, ou seja, só entra quem está sendo atendida”.

EM ATIVIDADE – Claudineia declara que toda a atividade é essencial, pois envolve o sustento de quem a pratica e de seus familiares. Ela reforça que cuidar da saúde é prioridade, contudo, não se pode deixar de lado o trabalho. “Sem manter os serviços não tem como deixar a vida econômica saudável e também dependemos disso para prover nosso lar. Toda a atividade é essencial. Acredito que se a comunidade de maneira geral adotasse as medidas de segurança necessárias é possível que todos possam trabalhar sem precisar suspender atividades”, conclui.

Da Redação

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