Caged: Toledo gerou 439 vagas de trabalho em setembro

0 266

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados, nesta semana, pelo Ministério do Trabalho e Previdência apontam que Toledo tem sido, até o momento, uma das cidades que mais gera empregos formais no Paraná.

Em setembro, o município gerou um saldo positivo de 439 vagas. Esse dado é resultado de 2.780 contratações e 2.341 desligamentos. O setor de Serviços foi o que mais contratou no período, foram 1.092 admissões e 848 demissões, gerando um saldo de 244 novas vagas.

O setor do Comércio contratou 574 e desligou 526, com saldo de 48; já a Indústria admitiu 849 e desligou 732, com saldo de 117. Os setores da Construção e da Agropecuária também encerraram o mês com saldo positivo de 13 e 17, respectivamente.

Nos nove meses de 2023, no acumulado do ano, Toledo é a oitava cidade que mais gera emprego no Paraná e a terceira per capita (que faz a divisão pelo número de habitantes).

De acordo com o diretor do Departamento de Emprego e Renda, da Secretaria de Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento), Rodrigo Souza, o município está em um processo de contratação temporária.

“O comércio tende a apresentar – neste momento – o aumento em contratação. Já o mês de janeiro é o fluxo maior de demissão do período. É uma questão sazonal prevista”, pontua ao reformar que o Município poderá chegar próximo de três mil novas vagas neste ano.

Para este período que antecede as festividades de final de ano, Souza pontua que há uma perspectiva positiva de movimentação do comércio e mais contratações neste setor. “Com a abertura da decoração natalina, a perspectiva é que aumente as compras no comércio, principalmente no período noturno. Com isso, aumente a venda do varejo, ainda mais nos setores de roupas, calçados. Por isso o serviço noturno tende a gerar novas vagas. Por isso falamos em três mil novas pessoas de vagas”.

O diretor do Departamento de Emprego e Renda também destaca um ponto positivo do município com relação a diversidade de micro e pequenas empresas se instalando em Toledo o que colabora com a movimentação do mercado de trabalho.

“Para os próximos anos, se a economia continuar tendo essa resposta e a produção ter o caminho, nós temos uma boa perspectiva de economia formal de Toledo com números mais positivos e vagas sendo geradas”, complementa.

ESTADO – O  Paraná gerou 100.283 empregos com carteira assinada de janeiro a setembro de 2023, o que representa o primeiro melhor saldo de postos de trabalho na região Sul e o quarto em todo o país. O saldo é a diferença entre admissões (1.376.960) e demissões (1.276.677). Desde o início do ano, o Paraná se mantém entre os primeiros no ranking nacional, perdendo apenas para os estados mais populosos como São Paulo (433.962), Minas Gerais (183.414) e Rio de Janeiro (123.028). No mês de setembro, especificamente, o Paraná registrou 9.046 novos postos de trabalho.

Entre os estados da Região Sul, o Paraná manteve a liderança de empregos gerados de janeiro a setembro. Santa Catarina encerrou o período com saldo de 82.591 empregos e o Rio Grande do Sul com 54.115 novos postos de trabalho.

Com informações da AEN*

*Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário