Campanha de Vacinação contra a Influenza: 20ª RS deve imunizar mais de 138 mil pessoas

0 3

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Brasil chega em sua 24ª edição. A imunização inicia no dia 4 de abril e segue a 3 de junho, de acordo com o Informe Técnico divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (23). A expectativa é realizar o dia D em 30 de abril. Dados preliminares da 20ª Regional de Saúde de Toledo mostram que aproximadamente 138.496 pessoas devem ser imunizadas nesta edição.

Informações da 20ª Regional de Saúde de Toledo ainda apontam que uma reunião acontecerá na próxima semana com representantes dos 18 municípios. O objetivo é apresentar o Informe Técnico. No encontro, também serão repassadas as orientações pertinentes sobre a Campanha. A meta é atingir pelo menos 90% do público-alvo. No Paraná, a estimativa do Ministério da Saúde é que 4.308.575 pessoas elencadas como grupos prioritários sejam vacinadas durante a Campanha.

No ano passado, a maioria dos estados apresentaram uma baixa adesão dos grupos-alvos durante a Campanha. Em 2021, a média de cobertura nacional ficou em 72,8%.

PROTEÇÃO – Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, “o Paraná está em epidemia da Influenza H3N2 e já registrou dois mil casos e 115 mortes pela doença. A vacina, já atualizada, vem em boa hora para que os paranaenses possam se proteger, principalmente nessas estações mais frias onde aumenta o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”, declara o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Nesta campanha, a imunização protegerá contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B. A vacina trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é produzida pelo Instituto Butantan e todos os anos passa por atualização para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

PREVENÇÃO – De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a campanha prioriza os grupos com comorbidades com o objetivo de diminuir a sobrecarga nos sistemas de saúde e contribuir com a prevenção de possíveis novos surtos de doenças respiratórias causadas pelo vírus da Influenza. A vacinação diminui a carga do vírus, reduz os sintomas e também auxilia no diagnóstico diferencial para a Covid-19.

ETAPAS – A Campanha neste ano acontece em duas etapas. A primeira no período de 4 de abril e 2 de maio, será direcionada para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde; a segunda entre os dias 3 de maio e 3 de junho, abrangerá os seguintes grupos: crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Pessoas que não fazem parte desses grupos podem tomar a vacina contra a gripe na instituição privada.

A vacina contra a Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização, incluindo a da Covid-19. A única exceção nestes casos, é para crianças de 5 a 11 anos, que devem aguardar um período de 15 dias entre a vacina Covid e Influenza.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Sesa

Deixe um comentário