Colheita da soja inicia antes do prazo na Regional de Toledo

0 257

O barulho das máquinas no campo indica que é tempo de colheita. Contudo, esse trabalho está adiantado em, aproximadamente, 15 a 20 dias e o motivo é a falta de chuva. A escassez de umidade no mês de dezembro foi responsável pelo encurtamento do ciclo da soja deixando as lavouras prontas mais cedo para a colheita.

De acordo com o técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Paulo Oliva, a região contava com boas condições de chuva até o mês de novembro do ano passado.

Já em dezembro, as condições climáticas no período de desenvolvimento da soja interferiram no seu potencial produtivo. “A irregularidade de chuva contribui para que tenhamos uma variação na produtividade. As adversidades do clima interferiram na produção. Ficamos praticamente 30 dias sem chuvas na região. Por enquanto, cerca de 10% das lavouras foram colhidas”.

Na Regional de Toledo, a área de soja corresponde a 491.300 hectares. A expectativa de produtividade é de 3.750 quilos por hectare, sendo a Seab. Oliva explica que com uma condição normal a tendência era produzir 1.842.265 toneladas de soja.

COLHEITA – O tempo firme dos últimos dias auxilia na agilidade do recolhimento dos grãos. O produtor rural Nestor Heck conduz uma das três colheitadeiras numa área localizada na Linha Tapuí. Ele está contente com esta safra de soja que, segundo afirma, não deu muito trabalho como em anos anteriores. O plantio foi feito no dia 11 de setembro de 2023 e os tratos culturais foram realizados dentro do esperado.

“Acho que vai dar uma média de 160 sacas por alqueire. O herbicida funcionou, não deu doenças e nem muito percevejo. Foi mais fácil conduzir”, comenta.

Mesmo com o adiantamento do ciclo da soja, o técnico Paulo Oliva enfatiza que é preciso aguardar o resultado da avaliação mensal feita pelo órgão. “No final do mês teremos um panorama mais amplo das condições das lavouras e da produtividade. Não trabalhamos com quebra, apenas um adiantamento no ciclo da soja. Se os trabalhos continuarem desta forma, acreditamos que a colheita possa ser finalizada até a metade de fevereiro”, complementa.

ESTADO – A expectativa para a safra de soja de 2023/24 no estado do Paraná é, neste momento, de uma produção de 21,7 milhões de toneladas. Entretanto, o viés é negativo, as condições de clima durante o mês de dezembro não foram favoráveis e isso deve impactar na produtividade da safra. A colheita em algumas regiões iniciou nesta primeira quinzena de janeiro, pois o plantio aconteceu no início de setembro. No campo, da área total plantada de 5,8 milhões de hectares, 86% tem condição boa, 13% apresenta condição mediana e 1% é considerado ruim.

Com informações da Assessoria*

*Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário