Desfile marca encerramento das atividades de 2023 do curso de corte e costura

0 782

Um desfile marcou o encerramento das atividades, deste ano, do Curso de Valorização Social (CVS) – Corte e Costura do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR da unidade de Toledo. O evento reuniu as participantes que tiveram a oportunidade de exporem as peças produzidas por elas.

“Em ações como o desfile, os alunos se sentem valorizados ao confeccionar suas próprias peças de roupas, para familiares ou em seus negócios próprios, desenvolvendo suas peças”, cita a orientadora de atividades Cláudia Uebel Machado, ao citar que o desfile também contemplou peças moda festa e moda noiva – um diferencial do curso.

Para Cláudia, essa valorização é importante, pois impacta diretamente na vida da pessoa. “Isso consegue aumentar a autoestima, promover independência financeira e reconhecimento na sociedade, além de estimular a criatividade e a realização pessoal”, enfatiza.

O curso de Corte e Costura é uma das atividades do Sesc que a possibilita a valorização social e o desenvolvimento dessa ação diferenciada para melhorar a renda, por lazer ou como terapia. A maioria das participantes do curso de Corte e Costura é composta por mulheres, com faixas etárias variadas. No curso, as participantes recebem o embasamento necessário para uma nova profissão

“Através do curso, eles se sentem também confiantes ao aprimorar suas técnicas de modelagem e montagem, bem como seus métodos de costura. Sendo assim o curso é capaz de proporcionar autonomia aos alunos, para que possam gerenciar o desenvolvimento dos seus produtos”, declara Cláudia.

FORMAÇÃO E APRENDIZADO – O setor do vestuário apresenta uma ampla área de trabalho que abre espaço para profissionais capacitados para criar, desenvolver e comercializar roupas e acessórios. A capacitação promove ao participante a elevação da autoestima, a geração ou a complementação da renda familiar, aperfeiçoamento de habilidades manuais como também o encorajamento ao empreendedorismo.

Os alunos que se formam no curso de corte e costura, segundo Cláudia, têm a oportunidade de se tornarem empreendedores, ampliando seus negócios e alavancando sua fonte de renda. Eles podem desenvolver produtos, criar moda e até mesmo abrir ateliês. A orientadora reforça que para aumentar a capacidade de empreendedorismo nessa área, é importante investir e aprimorar habilidades de gestão e vendas, além de ficar atualizado com as tendências do mercado da moda.

A ARTE DA COSTURA – O curso de corte e costura do Sesc Toledo é composto por 72 alunas, divididas em nove turmas, nos períodos da tarde e da noite. No período da tarde, funciona das 14h às 17h; já no período da noite, das 18h45 às 21h45. A aula acontece uma vez por semana com duração de 3 horas. Os alunos têm opção de turmas livres e turmas com cronograma definido.

“As turmas com cronograma definido são para alunos que buscam uma progressão gradual e consistente no aprendizado. Enquanto isso, as turmas livres são para aqueles que já dominam as técnicas básicas e permitem uma abordagem mais personalizada e flexível, com objetivos específicos de aprendizado. Para as turmas livres, onde os alunos já dominam as técnicas básicas do corte e costura o curso oferece a oportunidade de aprender e desenvolver diversos nichos dentro da área, em colaboração com a professora. Assim os alunos podem escolher o nicho em que desejam trabalhar, costura sob medida, moda festa, moda pet, costura criativa, mesa posta, modelagem entre outros, ampliando sua gama de produtos e possibilidades”, explica.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário