Dezembro: Banco de Sangue de Toledo está com agenda reduzida

0 339

Dezembro um mês atípico para a doação de sangue devido aos feriados e período de férias. O mês será ainda mais atípico para a Unidade de Coleta e Transfusão – UCT de Toledo (Banco de Sangue) – pois, no momento, a UCT está com restrição dos agendamentos.

“Os estoques estão regulares, o que temos em baixa é a tipagem O- em especifico”, explica a chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo, Vania Frigotto. “Para doadores com essa tipagem pedimos que entrem em contato direto pelo nosso whatsapp (45) 98821-3171 para fazer o agendamento”.

Vania pontua que a agenda está reduzida, tendo em vista a aposentadoria do profissional médico – servidor de carreira do Estado por 35 anos. No momento, a UCT de Toledo conta com um médico cedido pelo Ciscopar por 16 horas semanais.

“Estamos realizando as tratativas necessárias para buscar a ampliação dos horários de coleta. Nesse período nossos estoques estão regulares, e se necessário contamos com o apoio do Hemocentro de Cascavel, assim, todos os pacientes que vierem a precisar de sangue serão atendidos”, enfatiza.

DOADOR – Para ser voluntário é preciso ter entre 16 a 69 completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Os homens podem fazer a doação de dois em dois meses, enquanto as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses para cada doação. São coletados aproximadamente 470 ml de sangue, de acordo com o peso e altura do doador, além de quatro tubos de sangue para a realização dos exames.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da AE Notícias

Deixe um comentário