Dia da Indústria ressalta força do setor no Paraná

0 22

Um setor fundamental para o crescimento de qualquer economia e que precisa ser cada vez mais valorizado. É com esse foco que, neste 25 de maio, é celebrado mais um Dia Nacional da Indústria. Uma data que, no Paraná, serve para destacar a força do setor industrial do estado, que está entre os principais do Brasil.

“O Paraná é um estado especial, que possui o quarto principal polo industrial do Brasil”, afirma o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro. “Estamos em uma posição privilegiada, com uma indústria muito diversificada, que responde por mais de 25% do PIB do Paraná”, acrescenta.

Tudo isso é feito pelas mais de 71,8 mil empresas que estão sob a representação institucional da Fiep, responsáveis por mais de 977,5 mil empregos diretos. Um segmento que, em 2023, segue dando sinais de relevância, já acumulando mais de 7 mil empregos gerados.

Um panorama de crescimento que deve prosseguir nos próximos anos. “Estamos em um cenário de grandes investimentos industriais, que movimentam toda uma cadeia de fornecimento. Tudo isso gera renda, agregação de valor e, principalmente, empregos e dignidade para o nosso trabalhador”, diz Carlos Valter.

Futuro da indústria

Para que possa recuperar a maior relevância que já teve no PIB nacional, a indústria precisa avançar em diversas frentes. A qualificação de profissionais para a nova realidade tecnológica do setor é uma das necessidades. Além disso, a melhoria do ambiente de negócios do país é fundamental.

Para debater o futuro da indústria, o Sistema Fiep realiza uma live nesta quinta-feira (25), a partir das 9 horas. No evento, serão debatidos os cenários econômico e político atuais do país, e como isso influencia nas expectativas para o setor industrial. O evento terá transmissão pelo Canal da Indústria no Youtube.

A live faz parte da programação do Mês da Indústria, que serve para destacar uma série de entregas de valor para o setor que estão sendo realizadas pelo Sistema Fiep. Saiba mais em sistemafiep.org.br/mesdaindustria.

Da Assessoria Merconeti

Deixe um comentário