Educação adquire livros de escritor toledano Cassiel da Rosa

0 195

Pouco mais de dois anos após escrever o primeiro livro e contar a história para o prefeito Beto Lunitti, Cassiel da Rosa, agora com 17 anos, apresenta sua coleção para a Secretaria Municipal da Educação (Smed). As três obras do jovem escritor, que encontrou nas artes e na literatura uma forma de compensar o déficit de atenção e a ansiedade, serão conhecidas em todas as escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis) de Toledo. Ao todo, estão sendo adquiridas 420 unidades, 140 de cada livro. 

A notícia que cada escola e Cmei receberá dois kits, cada um com os exemplares das três edições, foi anunciada na manhã desta sexta-feira (01) na Sala de Reuniões da Smed com a presença do escritor, do prefeito Beto Lunitti, secretária da Educação Marli Gonçalves Costa, e equipe da Educação. “Esse é um momento muito importante, pois agora vou conseguir atingir diretamente meu público alvo. As crianças, ao conhecerem minhas histórias, poderão se inspirar no meu livro e escrever suas próprias histórias”, declarou o escritor. 

Cassiel conta que o primeiro livro (O mundo de Color) fala sobre esperança, o personagem principal vive onde as cores não existiam e ele encontra um pincel mágico e passa a colorir tudo. No segundo livro (O mundo de Color em busca de amizade) fala da verdadeira amizade. Na história, o personagem ainda se sentia solitário e vai em busca até encontrar a verdadeira amizade, aquela que não machuca ele. Já no terceiro livro (O mundo de Color em busca das cores) aparece um vilão que tem um pincel para tirar as cores, isso mostra que existe o mal no mundo, mas que é possível e importante combater para trazer todas as cores de volta para nossa vida. 

O prefeito Beto Lunitti evidenciou a importância do investimento em livros para nossos alunos. “Todos sabem o quanto estamos investindo em tecnologias, em kits de material escolar, em formação continuada para todos os profissionais da Educação, reformas, manutenções e ampliações dos atendimentos. Estamos fazendo tudo isso sem esquecer do básico, que é investir em livros para encantar nossas crianças e nortear, dentro da política pedagógica, uma ação concreta de transformação dos nossos pequenos. Estamos felizes em poder adquirir os livros do Cassiel para nossos alunos e somos gratos a ele por oferecer o seu talento para as nossas crianças”, elogiou Lunitti. 

A secretária Marli Costa disse que é uma honra poder levar o talento de um escritor toledano, estudante de escola pública, para os espaços de leitura do município. “Desta forma damos condições para nossos professores trabalharem a leitura e a escrita literária com nossos alunos por meio de histórias inspiradoras”, salienta. 

Marli reforçou que a Secretaria da Educação pode chegar a um fato histórico esse ano, atingir o maior investimento da história. Em 2023 foram mais de R$160 milhões investidos na pasta, contemplando investimento em pessoas, em gestão, em equipamentos, em tecnologia e podendo ultrapassar os 27% do orçamento do município. 

O pai do escritor, o pedreiro Osmar da Rosa, agradeceu a oportunidade e o incentivo do município. “Neste momento a família quer o melhor pra Cassiel e o que mais importa é sua obra ser conhecida. Assim ele poderá continuar a desenvolver mais histórias”, afirma Osmar. Ele conta que a família já dá total apoio ao jovem escritor e que suas histórias e ilustrações funcionam como uma terapia para o rapaz. 

Para saber um pouco mais da história do Cassiel e o ingresso dele no mundo das artes clique aqui.

Da Prefeitura de Toledo

Deixe um comentário