Explosão na C.Vale: Polícia Civil conclui inquérito e indicia três pessoas

0 947

Três pessoas foram indicadas pela Polícia Civil após a conclusão do inquérito policial que apurou as causas e os responsáveis pela explosão num dos silos da cooperativa C.Vale, em Palotina, no dia 26 de julho do ano passado. O gerente de Medicina e Segurança do Trabalho, o gerente geral da unidade em Palotina e ainda o analista operacional deverão responder pelos crimes de homicídio culposo e lesão corporal culposa e poderão pegar uma pena de até 4 anos e meio. Mas isso irá depender da denúncia a ser oferecida pelo Ministério Público.

Passados oito meses após a tragédia que matou 10 pessoas e feriu outras 11, o trabalho da Polícia Civil e da Polícia Científica está concluído. O delegado Rodrigo Baptista Santos, da 20ª Subdivisão Policial em Toledo, encarregado das investigações, e o perito criminal Lennon Liancato Ruhnke, chefe da Regional de Cascavel da Polícia Científica do Paraná, concederam uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (25), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Palotina, para dar detalhes do trabalho.

A causa do acidente foi uma faísca de uma pá utilizada para retirar grãos dos túneis onde começou a explosão. Embora não seja proibido, o uso de ferramentas metálicas não é recomendando neste tipo de ambiente de trabalho. A Polícia concluiu ainda uma série de falhas na manutenção dos túneis e naquela unidade específica, com alertas emitidos pelas equipes de manutenção e de segurança do trabalho desde 2021 pelo menos. As faíscas produzidas pelo contato das pás no solo – comprovadas durante a investigação em laboratório – e a poeira explosiva do ambiente dos silos provocou a explosão.

Mais detalhes na versão impressa do JORNAL DO OESTE

Deixe um comentário