Operação Nakama: quatro bocas de fumo são desarticuladas

0 352

Quatros bocas de fumo foram desarticuladas em São Pedro do Iguaçu. A Operação Nakama, – que ocorreu no início de quinta-feira (21) – envolveu o trabalho conjunto da Polícia Civil e Polícia Militar. A ação resultou também na prisão de cinco pessoas e na apreensão de um adolescente, além de entorpecentes.

“É importante esse tipo de trabalho”, destaca o delegado-chefe da 20ª SDP, Alexandre Macorin. “Foram desarticuladas quatro bocas de fumo na cidade de São Pedro do Iguaçu todos com indícios veementes de traficância. Gostaria que a comunidade entendesse que é um trabalho que cabe a Polícia Civil e Militar que é cuidar da cidade. Para nós muito mais importante do que a quantidade de droga apreendida é a eficácia do trabalho de tirar de circulação pessoas que levam drogas para os filhos das nossas famílias”, enfatiza.

Segundo Macorin, esses locais influenciam não só na saúde pública – porque o tráfico é intenso e as pessoas acabam ficando viciadas – mas, influenciam em crimes para o patrimônio – nessas bocas que se desenvolvem a troca de objetos por drogas – influenciam muitas vezes em crimes contra a vida, seja na disputa pelo ponto de tráfico, na vingança por um usuário que não teve condições de pagar, além de incomodar e muito a vizinhança.

“A gente sempre pede para a população ajudar a polícia. É um trabalho desenvolvido em conjunto pela PC e PM e população. Quem ajuda tem os nomes preservados. Tem que confiar no trabalho da polícia”, destaca o delegado-chefe.

OPERAÇÃO – O delegado-adjunto da 20ª SDP, Fábio Freire, explica que o nome da operação remete ao alvo principal chamado Nakama. “Ele era o principal alvo da organização, pois era responsável por corruptar outras pessoas para traficar. O nome Nakama significa companheiros – pessoas que se reúnem ali. Eles se reuniam para traficar drogas na cidade de São Pedro do Iguaçu”.

Conforme Freire, além das pessoas para associação criminosa, o acusado também fazia a venda no local em que ele residia. A operação resultou na prisão de quatro homens, uma mulher e apreensão de um adolescente, além de 56 gramas de cocaína, 51 gramas de maconha, 86 pedras de crack (25 gramas), uma motocicleta, celulares, dinheiro, balança de precisão e materiais utilizados no tráfico apreendidos.

BENEFÍCIOS PARA A COMUNIDADE – “Os levantamentos das informações iniciaram com os policiais locais do destacamento de São Pedro do Iguaçu. É importante ressaltar que a população busque os policiais como uma forma de confiar na polícia. Não tivemos resistência na ação, foram cumpridos os mandados de busca logo no início da manhã, adentramos nas residências e encontramos os alvos que eram da investigação”, pontua o aspirante oficial do 19º BPM, Thiago Rodrigues Manassés, ao reforçar que ao logra êxito nesse tipo de operação é possível ver os reflexos positivos em qualidade de vida ainda mais se tratando de um município pequeno.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário