Dia do Psicólogo: desafios e avanços da profissão em tempos de pandemia

20

Na data de 27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo. A atuação desse profissional pode ocorrer em diversos âmbitos com o intuito de promover mais qualidade de via e na resolução e prevenção de problemas de saúde mental. A pandemia fez com que a classe ganhasse ainda mais representatividade.

“Diante da pandemia da Covid-19, a psicologia precisou se reinventar”, destaca a psicóloga, Andressa Aline Bertolla. “Profissionais, em seus diferentes âmbitos, tiveram que adaptar seu fazer e o atendimento on-line passou a ser uma realidade para a maioria dos psicólogos”.

Andressa pontua que a classe teve e tem que lidar diariamente com perdas, lutos e morte, que viraram assunto nas sessões de terapia da maioria dos pacientes. “E ao mesmo tempo, nós mesmos tendo que lidar com a insegurança e perdas que este momento também nos trouxe. Com a nova realidade, vida privada, social e profissional acabaram se misturando, pois muitos profissionais acabaram fechando seus consultórios e realizando as consultas em home office. Percebo que perdemos o limite do que é momento de descanso e o que é momento de trabalho. Estamos o tempo inteiro no WhatsApp, e isso, nos atendimentos, pesa bastante, porque saímos de uma sessão on-line para entrar em outra, tudo na frente do computador. O cansaço mental passou a ser bem maior”.

Para superar o momento, a psicóloga comenta que é preciso se reinventar em vários sentidos e toda mudança é difícil no início. “Vivenciar os dois lados, como uma pessoa que está passando pela pandemia, assim como seus pacientes, e também ser aquela que empresta sua escuta para ouvir como está sendo para o outro passar por este momento, não deixa de trazer efeitos. Por isso, existe a importância do profissional de psicologia também realizar sua psicoterapia com outro profissional, realizar supervisão e assim por diante”, declara.

AVANÇAS DA CLASSE – Conforme a profissional, a classe teve avanços significativos nos últimos dez anos. Ela cita como umas principais conquistas a desmistificação do papel da psicologia, de não ser vista como ‘coisa de louco’. Andressa comenta que as campanhas que visão enaltecer a importância da saúde mental na vida das pessoas têm atingido resultados expressivos.

“Um grande exemplo, e avanço, é a Lei nº 13.935/2019 – que oferece os serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica. Acredito que esse é um grande avanço para a classe da psicologia e para toda a população. Não querendo romantizar o período que passamos, e que ainda estamos passando, mas acredito que isso faz com que comemoremos o fato de podermos estar atuando e auxiliando aqueles nos procuraram a passar por este momento de uma forma menos dolorosa, e auxiliando essas pessoas a ressignificar as inúmeras perdas que nos acompanharam durante a pandemia”, reforça.

A CIÊNCIA DA PSICOLOGIA – Para a psicóloga, Thamirys Sayami Almeida Amano, o processo de construção da ciência psicológica é infindável. “Historicamente falando, em diferentes períodos foi observada a importância dessa ciência nos vários contextos sociais e culturais, e aos poucos foi inserida em diversas áreas de acordo com a necessidade da época. Hoje, a psicologia está presente na educação, no esporte, nos hospitais, na assistência social, nas políticas públicas, na empresa, no contexto jurídico, na clínica, dentre outras, e essa inserção, com certeza é motivo para comemorar”.

Outra conquista citada por Thamirys é o modelo de tratamento público a saúde mental vigente como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e residências terapêuticas, que visam à integridade e a sociabilidade. Para ela, esses avanços representa a luta dos profissionais de saúde mental diante dos antigos modelos institucionais e desumanos que eram oferecidos aos portadores de algum tipo de doença ou transtorno mental.

“O processo de desenvolvimento é algo contínuo, constante e inacabado. Ele exige muita dedicação e comprometimento ético, não é um processo fácil, mas com certeza, todos os meus colegas de classe sabem o quão grandioso e único é fazer parte da psicologia”, enfatiza a profissional ao destacar que a classe deve festejar cada avanço e buscar o aperfeiçoamento contínuo.

Da Redação

TOLEDO