Austrália: BC mantém taxa básica de juros, mas reduzirá QE a partir de setembro

5
O Banco Central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) decidiu nesta terça-feira (6) manter a taxa básica de juros na mínima histórica de 0,10% e a meta de rendimento do bônus soberano de três anos do país também em 0,10%. O comunicado, contudo, trouxe uma novidade: a redução do programa de relaxamento quantitativo de US$ 100 bilhões para US$ 4 bilhões por semana a partir de setembro.

O programa de compras de títulos será mantido na faixa supracitada até “meados de novembro”, nas palavras do dirigente da autoridade, Philip Lowe, quando haverá uma nova revisão da ferramenta de estímulo econômico. A decisão de reduzir o QE é uma resposta à recuperação econômica da Austrália após o choque da covid-19, diz o comunicado.

Com poucas mudanças em relação ao de junho, o comunicado de política monetária de julho ainda reforçou que o RBA descarta alta de juros antes de 2024 e que as condições “altamente acomodatícias” serão mantidas até que haja o retorno ao pleno emprego na Austrália e uma inflação “consistente com a meta” de 2 a 3% ao ano.