China: novos empréstimos saltam a 2,73 trilhões de yuans em março

2
Os bancos da China aceleraram fortemente o ritmo de liberação de empréstimos em março, apesar da recente sinalização de Pequim de que iria diminuir o ritmo da expansão do crédito. Dados do Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) mostraram nesta segunda-feira que os bancos domésticos concederam 2,73 trilhões de yuans (US$ 416,6 bilhões) em empréstimos no mês passado, montante bem superior ao 1,36 trilhão de yuans repassados em fevereiro. O resultado de março também superou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam 2,48 trilhões de yuans em novos empréstimos.

O financiamento social total, uma medida mais ampla do crédito na economia chinesa, também apresentou drástica expansão entre fevereiro e março, de 1,71 trilhão de yuans para 3,34 trilhões de yuans.

A base monetária da China (M2), por sua vez, teve acréscimo anual de 9,4% em março, perdendo força ante a alta de 10,1% de fevereiro. A projeção do mercado era de incremento de 9,5% no último mês. Fonte: Dow Jones Newswires.