Desonerar as exportações é fundamental para o Brasil ter competitividade internacional

O presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, defendeu nesta quinta-feira (3 de dezembro) a desoneração das exportações e a redução do chamado Custo Brasil como forma de o Brasil ser mais competitivo e conquistar uma melhor posição no mercado internacional. A tese foi defendida na abertura do 7º Programa de Milhagem para Despachantes Aduaneiros 2019, iniciativa da Fiep que anualmente reconhece os maiores emissores de certificados de origem, documento utilizado nos processos de exportação.

“O Brasil é a quinta maior economia do mundo e tem a sexta maior população. Porém, ainda tem presença tímida no comércio internacional  no que se refere aos manufaturados”, disse Carlos Valter. Para ele, isso acontece porque a incidência de impostos torna nossos produtos mais caros em relação aos concorrentes. “Temos a oportunidade de mexer nisso com a reforma tributária”, pontuou.

O presidente da Fiep informou que, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor está trabalhando em duas grandes frentes: a Reforma Tributária e o Movimento Brasil Competitivo, com um levantamento detalhado de todos os custos que impactam a produção nacional, que será encaminhado ao Ministério da Economia. Carlos Valter finalizou agradecendo a atuação dos despachantes aduaneiros que, segundo ele, têm papel fundamental no processo de exportação que é cercado de muita burocracia. “Este programa de milhagem é um reconhecimento da nossa entidade ao trabalho de vocês e estamos de portas abertas para apoiá-los sempre”, frisou.

Programa de Milhagem 

O programa foi criado em 2012 como reconhecimento aos despachantes e empresas que emitem mais de 300 processos ao longo do ano. O certificado de origem é um passaporte aduaneiro e atende a acordos comerciais que o Brasil mantém com vários países. O documento atesta a origem da mercadoria e é exigido pelo importador para que tenha a isenção parcial ou total de impostos de importação.

O evento de premiação foi totalmente online, com transmissão pelo Canal da Indústria, no youtube. A apresentação foi de Giuliano Alcântara, especialista em competências comportamentais com mais de 15 anos de experiência, e de Márcia Demorath, gerente de certificação de origem da Fiep. Foram premiadas 10 empresas exportadoras e 25 despachantes aduaneiros.

Confira os premiados