E-commerce na região Sul tem queda (-10,02%) nas vendas, em abril ante março, revela o índice MCC-ENET

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Os consumidores do Sul do país já se acostumaram com as compras realizadas pela internet. Ainda assim, ao comparar abril com o mês de março, as vendas online tiveram queda (-10,02%). Usando o mesmo período de comparação, o faturamento também caiu (-14,75%). Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Considerando os mesmos meses de comparação (abril e março), todas as regiões variaram negativamente: Norte (-6,72%); Nordeste (-7,90%); Sudeste (-8,31%); e Centro-Oeste (-8,85%).

“Historicamente, abril sempre foi um mês de quedas no comércio em geral, não apenas no e-commerce. Parte do motivo pelo qual é um período menos aquecida, é que os consumidores dispendem seus recursos com lazer, em razão dos feriados existentes nessa época”, afirma Renata Carvalho, coordenadora do Ciclo MPE da camara-e.net.

Vendas online no Sul

Na avaliação das vendas por e-commerce, em abril de 2022, frente ao mesmo mês do ano passado, neste caso, cresceu: 5,67%. No acumulado no ano, segue em alta: 12,09%.

As demais regiões tiveram o seguinte desempenho no acumulado no ano: Norte (28,03%); Nordeste (19,50%); Centro-Oeste (14,19%); e Sudeste (5,74%).

Faturamento do Sul

O faturamento do e-commerce no Sul registrou queda (-0,81%) em abril deste ano, em relação ao mesmo mês de 2021. Em contrapartida, o acumulado no ano segue em ascensão: 10,95%.

As demais regiões tiveram o seguinte desempenho, no acumulado no ano: Nordeste (11,68%); Norte (10,50%); Centro-Oeste (6,67%); e Sudeste (3,33%).

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, a Neotrust |Movimento Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust | Movimento Compre & Confie.

Clique aqui e confira o estudo completo.

Insight Comunicação

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