Erros que provocam maior consumo de combustível

92

Quando as pessoas dirigem os seus carros usados, novos ou Chevrolet seminovos, não estão cientes dos erros que podem estar cometendo, que acabam provocando o aumento do gasto de combustível. Por esse motivo, é interessante conhecer quais são essas falhas inadvertidas, para poder tirar proveio de cada litro de gasolina que há no seu tanque.

O valor do combustível nunca foi muito barato e representa uma parte importante do orçamento mensal das pessoas que possuem tanto Chevrolet seminovos como carros de outras marcas e modelos. É sabido por todos os motoristas que o combustível é um dos principais gastos que um veículo tem.

Com certeza você estará se perguntando por que motivo um carro pode consumir mais combustível. É verdade que todas as fábricas automotivas usam e aplicam as mais modernas tecnologias que são muito eficientes para os motores e transmissões. A intenção delas é aproveitar o máximo possível a energia e isso acontece através de complicados sistemas e componentes dos veículos seminovos Chevrolet, e de todas as outras marcas automotivas.

No entanto, apesar disso tudo, cada pessoa dirige de uma determinada maneira. A simples ação de dirigir um veículo tem as suas variáveis e é justamente por causa disso que não é tão simples assim poder utilizar técnicas específicas para uma direção que seja eficiente.

Tanto para aquelas pessoas que possuem carros Chevrolet seminovos quanto para aquelas que têm veículos compactos, picapes ou 4×4, é importante reconhecer os seguintes erros, pois desse modo poderão todos diminuir as despesas com o combustível.

O uso das barras transversais, o rack de teto

Ter um carro com um rack de teto fará gastar mais gasolina, porque principalmente dirigindo a alta velocidade em uma rodovia, o rack opõe resistência aerodinâmica e é justamente isso o que aumenta o consumo de combustível.

Ficar aguardando com o motor ligado

Se estiver esperando por uma pessoa, desligue o motor. Se estiver em um engarrafamento, é muito melhor e mais econômico desligar o motor. Se estiver aguardando na fila do posto de gasolina, desligue o motor. Esperar sempre com o motor ligado consome gasolina à toa.

Ter os pneus com a pressão baixa

É necessário checar a pressão dos pneus com regularidade, ao menos uma vez por mês, porque se a pressão estiver mais baixa do que indica o manual do veículo, o motor do carro terá que fazer um esforço maior e, desse modo, acabará gastando mais combustível.

Dirigir o veículo com o porta-malas muito carregado

Você sabia que dirigir um carro com o porta-malas cheio de bagagens ou levar objetos pesado inclusive dentro da cabine, aumenta até em um 2% o consumo de combustível? Assim sendo, é aconselhável tirar do carro tudo aquilo que não for necessário no seu dia a dia, e quando fizer uma viagem mais longa, uma viagem de férias, por exemplo, levar somente o necessário.

Ser agressivo e perder a paciência quando dirige

É bom lembrar que dirigir chateado e com agressividade não fará você chegar antes ao seu destino. Dirigir com tranquilidade e acelerar com cuidado e suavidade, fará você poupar bastante combustível, além de chegar ao seu destino bem-humorado.

Desrespeitar o limite de velocidade

Dirigir com excesso de velocidade provocará um gasto maior de combustível. É bom lembrar que respeitando os limites de velocidade, fundamentalmente na estrada, ajudará a você fazer mais quilômetros com a mesma quantidade de combustível no tanque.

Dirigir com as janelas abertas

Se estiver dirigindo na cidade, com a velocidade é baixa em relação aos limites nas estradas, é melhor deixar as janelas abertas e não usar o ar condicionado, que consome combustível. Agora bem, se for fazer uma viagem na estrada, o melhor é dirigir com as janelas fechadas, porque o ar que entra no carro consome maior energia que o ar condicionado.

Não usar a velocidade cruzeiro

O ‘Cruise Control’ (sistema de velocidade de cruzeiro) ajuda a manter o caro em uma velocidade constante durante viagens longas. Nesse caso, é o sistema ideal para poupar combustível, porque acelerar e frear continuamente aumentará o consumo.