Natura é destaque mundial no setor de cosméticos

4
Foto de Monstera em Pexels

Considerada uma das marcas mais populares de cosméticos do país, a Natura também é a empresa mais forte mundialmente. É isso o que aponta este levantamento da consultoria independente Brand Finance. No Índice de Força da Marca (BSI), que considera investimentos em marketing, satisfação da equipe e reputação corporativa, a Natura obteve 86,7 pontos, garantindo uma classificação AAA.

O estudo concluiu ainda que a Natura é uma referência não apenas para o Brasil, mas para toda a América do Sul. Durante a pandemia, muitas empresas de cosméticos perderam força, por esse não ser um setor essencial. No entanto, a marca brasileira, que vende maquiagens e produtos para o banho e o corpo, agiu de maneira estratégica.

Como a Natura se adaptou durante a pandemia

Em meio ao cenário desafiador da pandemia, a Natura não cruzou os braços, nem se deixou levar pela maré. Em vez disso, a marca de cosméticos aproveitou para acelerar o processo de digitalização. Como muitas pessoas deixaram de sair de casa para fazer compras, era necessário estar onde o público estava: na internet. Isso fez com que as vendas digitais aumentassem 65%.

Em 2020, a marca ainda apoiou em mais de R$ 20 milhões com doações de produtos e transferência de renda para a rede dele. Vale notar que um dos efeitos mais negativos da pandemia, além da própria doença, foi a perda de rendimento. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 46% dos brasileiros viram a própria renda diminuir ou acabar.

A Natura promoveu outras ações para contribuir com a sociedade, como:

  • doar R$ 4 milhões para a compra de insumos hospitalares e vacinas;
  • distribuir milhares de frascos de álcool em gel;
  • juntar-se ao Movimento Pela Vacina, para auxiliar na logística e imunização de toda a população brasileira;
  • lançar o Natura Saúde, ferramenta acessível para a realização de consultas médicas para os consultores;
  • criar o Portal do Bem-estar, onde há informações sobre o coronavírus, além de bem-estar físico e emocional.

Expectativa para o futuro da Natura

A Natura não para de reinventar, tanto socialmente quanto com relação aos produtos. Mesmo durante a pandemia, a marca continuou lançando novos cosméticos e surpreendendo os clientes.

Como pode ser visto na atual revista da Natura, por exemplo, a novidade do mês de junho é a fragrância Oud Pimenta que faz parte da coleção Oud. O grande diferencial do perfume é o aroma do piper, um ingrediente exclusivo da biodiversidade brasileira. Para estrelar a campanha e aproveitando o Dia dos Namorados, a marca apostou em fazer a divulgação com o casal Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert.

Entre 2019 e começo de 2020, a companhia também se fundiu com a Avon e a The Body Shop. Conforme a pandemia passa, e os consumidores voltam a frequentar os comércios, a expectativa é que as vendas aumentem, até porque, a The Body Shop está mais presente em shoppings. Então, além do público que conquistou na internet, a Natura voltará a ter o público presencial.

Pelo o que pode ser percebido, além de ser uma empresa admirada em todo o mundo, a Natura ainda tem muito para crescer. As ações tomadas durante a pandemia irão se refletir pelos próximos anos, tanto as sociais quanto aquelas feitas para o público consumidor, como o lançamento de novos produtos.