Para secretário, governo Bolsonaro é o mais reformista em 20 anos

1
O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, argumentou nesta quinta-feira que o atual governo é o mais reformista dos últimos 20 anos. Mais uma vez, ele afirmou que a equipe econômica está reduzindo o gasto com Previdência, pessoal e juros. “Estamos atacando os três principais pilares de gastos públicos”, completou.

Segundo ele, as reformas aprovadas mesmo durante a pandemia são mais uma prova do compromisso fiscal do governo.

Sachsida também citou a agenda legislativa que continua em tramitação no Congresso. “A PEC dos precatórios e reforma do IR são game changers. A aprovação dessas duas medidas será um sinal de compromisso fiscal que levarão vários agentes do mercado a elevarem suas projeções de crescimento pata 2022. O nível de ruído vai cair bastante”, acrescentou.

Apesar de o mercado vir reduzindo suas projeções para a evolução da atividade neste e no próximo ano, o Ministério da Economia manteve sua estimativa para a recuperação da economia em 2021, e segue esperando uma alta de 5,30% no Produto Interno Bruto (PIB) neste ano.

Para 2022, a estimativa de alta no PIB passou de 2,51% para 2,50% – enquanto parte do mercado já aposta em um crescimento inferior a 1,00% no próximo ano.