Seis em cada 10 indústrias do Rio ainda têm dificuldade na compra de insumos

0
Seis em cada dez indústrias do Estado do Rio de Janeiro ainda enfrentam dificuldade na compra de insumos e matérias-primas nacionais, mesmo pagando mais caro pelos produtos, informa a “Sondagem Especial de Fornecimento de Insumos e Matérias-Primas”, elaborada em novembro pela Federação das indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

“Este resultado se assemelha às mesmas dificuldades declaradas pelos industriais em novembro de 2020, quando mais de 60% dos empresários também afirmaram estar enfrentando dificuldades na aquisição de insumos de fornecedores nacionais”, diz o estudo.

No caso de insumos importados a situação é mais grave, com 73,2% das indústrias relatando ter problemas de conseguir produtos, ou sete de cada 10 indústrias.

De acordo com o levantamento, a expectativa de 60% dos empresários é de que a situação só se normalize no primeiro semestre de 2022, enquanto 13% esperam a normalização para o segundo semestre do mesmo ano, e para 20% a melhora só virá em 2023.

A Sondagem Industrial é um levantamento de opinião empresarial, que tem como objetivo identificar as situações passadas e expectativas futuras da indústria. A Sondagem é realizada mensalmente desde setembro de 2010 pela Firjan. Foram entrevistados 363 empresários no período de 3 a 16 de novembro.