UE: Donohoe defende manutenção de apoio fiscal até que crise seja solucionada

0
Presidente do Eurogrupo,que reúne os 19 ministros de Finanças da zona do euro, Paschal Donohoe disse que o atual nível de suporte fiscal na região “parece suficiente”, à medida que os países da União Europeia (UE) saem do período de maior impacto da crise do coronavírus, para iniciar o processo de recuperação da economia do bloco.

“Transição de um apoio fiscal emergencial para um de recuperação está à caminho. Até lá, precisamos manter a política fiscal ágil”, afirmou Donohoe, durante discurso em coletiva de imprensa após a reunião do Eurogrupo. Antes de mudar o foco para a recuperação, é necessário que mais europeus sejam vacinados, mais trabalhadores sejam empregados e mais renda seja recuperada, disse Donohoe, que também é ministro das Finanças da Irlanda.

Em mensagem similar, o comissário europeu para Economia, Paolo Gentiloni, projetou que a maioria dos países-membros da UE manterá o apoio fiscal nos próximos meses. Ainda que veja um crescimento robusto da economia da zona do euro no segundo semestre, Gentiloni alertou para a lenta vacinação contra a covid-19 em emergentes, além da necessidade de manter o atual ritmo visto em nações desenvolvidas.

Euro digital

Paschal Donohoe afirmou que o Eurogrupo discutiu a possível adoção de uma versão digital do euro. Por se tratar de um tema complexo e técnico, o presidente do grupo disse que estenderá as conversas ao Banco Central Europeu (BCE), e um cronograma sobre o tema ficará mais claro assim que a autoridade monetária europeia concluir sua fase de análises.

Em um primeiro momento, o Eurogrupo pretende ter claro os objetivos do euro digital e suas possíveis utilizações, disse Donohoe. Depois, o grupo discutirá a privacidade dos usuários, impactos ao euro já em circulação na UE e, por fim, o “ecossistema amplo” da moeda digital.