ADVT pretende retomar atividades do curso de informática, assim que possível

A Associação dos Deficientes Visuais de Toledo (ADVT) com a parceria do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG), de Toledo, colocou em prática o curso de informática gratuito exclusivo para cegos. O projeto estava em discussão desde o início de 2017, mas só foi possível coloca-lo em prática em 2019 devido o apoio curso de Sistema de Informação da FAG. O projeto é uma ação que visa promover a qualificação dos membros da Associação para o mercado de trabalho e vida acadêmica.

“Tivemos que paralisar as atividades devido a pandemia”, explica o presidente da ADVT, Márcio da Silva França. “Temos a intenção de firmar novamente a parceria com a FAG e assim que possível retomar as aulas”, comenta o salientar a importância do curso para os participantes.

A parceria com a universidade permitiu ampliar as vagas disponíveis para a capacitação. A Associação possui três computadores, mas com o apoio da instituição as aulas aconteceram no laboratório do curso e possibilitou que dez pessoas participassem da iniciativa.

Os encontros aconteceram nos meses de agosto a novembro de 2019. O presidente destaca que na área da informática, existem programas operacionais como o Dosvox que é específico para os cegos. Além disso, o mercado oferece os sistemas sonoros (aqueles que fazem a leitura da tela) como o Jaws e o NVDA. Com essa ferramenta é possível ler os textos, fazer pesquisas, navegar nas redes sociais, entre outros.

Da Redação

TOLEDO