Ensino remoto: a importância em manter uma rotina de estudos

16

O ano letivo de 2021 também não seguiu os moldes tradicionais. Desde março do ano passado, os alunos tiveram que aprender a estudar de outra forma, sem o contato presencial de segunda a sexta em sala de aula, a rotina dos estudantes passou a ser online. Com a modalidade vieram os desafios para quem quer aprender e para quem vai ensinar.

“Essa novidade forçada do ensino remoto ocorreu no ano passado, ou seja, neste ano letivo em exercício já era algo previsto. A realidade de cada município – mediante os índices dos casos de Covid-19 – interferem no decorrer desse processo, seja o ensino remoto, híbrido ou presencial”, cita a psicopedagoga aposentada, Doris Inez. “Independentemente da modalidade, essas mudanças exigiram ainda mais esforço do aluno”.

Conforme Doris, os alunos devem organizar as atividades cotidianas, pois o estudo deve ser priorizado para que a rotina seja mantida. Segundo ela, os reflexos do atraso no ensino logo são percebidos e o tempo não pode ser perdido, principalmente, para aqueles que estão prestes a prestarem o vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

ESTUDO DIÁRIO – A dica é para que os estudantes criem uma rotina de estudo, mesmo aqueles que já puderam retornar ao ensino presencial. Ela pontua que é importante manter um ritmo de estudo para que isso se torne um hábito. “Alguns acham que é exagero incentivar o livro a fazer alguma leitura nas férias, por exemplo, um gibi, uma revista com temas de seu interesse, ou um livro que não esteja na lista das obras que integram conteúdo escolar. Avalio que uma leitura pode ser muito mais aproveitada do que horas em frente a um eletrônico”.

Da Redação

TOLEDO