Evento celebra parceria entre Governo Britânico e Governo do Paraná para programa de ensino de inglês nas escolas públicas

10

 A assinatura do memorando que marca o início do programa UK-Brazil Skills for Prosperity, iniciativa do Governo Britânico com apoio das organizações Fundação Lemann, Associação Nova Escola, Instituto Reúna e British Council, no estado do Paraná será realizada no dia 22 de novembro de 2021, segunda-feira, a partir das 14h. A solenidade ocorrerá no Palácio Iguaçu, na praça Nossa Senhora de Salette, no Centro Cívico, em Curitiba (PR), e contará com a presença do vice-governador do estado do Paraná, Darci Piana, da Ministra Conselheira e Cônsul Geral Adjunta do Consulado Britânico, Lisa Weedon, do Cônsul Honorário Britânico no Paraná, Adam Patterson, da Chefe de Gabinete da Secretaria da Educação e do Esporte, Silvana Avelar, e do Diretor de Educação do estado do Paraná, Roni Miranda Vieira.

O evento marca o início do UK-Brazil Skills for Prosperity (Habilidades que nos levam além – tradução), programa do Governo Britânico que tem o objetivo de democratizar o acesso ao ensino de inglês de qualidade nas escolas públicas a partir de ações em cinco estados brasileiros e iniciativas nacionais, para os estudantes da rede pública do Paraná, e deverá beneficiar em torno de um milhão de alunos do estado.

“Queremos que o aprendizado de inglês promova oportunidades para melhores condições de vida e trabalho, por isso ficamos muito felizes com mais uma parceria com o estado do Paraná. Através do programa do governo britânico esperamos impactar positivamente a vida de milhares de estudantes e docentes da rede pública do estado”, disse Lisa Weedon.

Democratização do ensino

O programa do Governo Britânico tem o objetivo de democratizar o acesso ao ensino de inglês de qualidade nas escolas públicas, a partir do olhar do Inglês como Língua Franca (ILF), e conta com a parceria das organizações Fundação Lemann, Associação Nova Escola, Instituto Reúna e British Council. É implementado em cinco estados brasileiros: Amapá, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Além da produção de materiais didáticos desenvolvidos em parceria com professores-autores de cada estado e da formação dos educadores das redes públicas, estão sendo implementadas ações de alcance nacional, como o Observatório para o Ensino da Língua Inglesa, uma plataforma que reúne conteúdos, fomenta debates e onde se pode compartilhar experiências e ideias, com o objetivo de contribuir para melhorias e mudanças no ensino do idioma, e o LIFT, uma trilha de aprendizagem composta por cursos de proficiência em língua inglesa para professoras e professores de Inglês.

Entre outras atividades exclusivas, o Programa, em parceria com a Secretaria de Educação do Governo do Estado, está oferecendo testes gratuitos de proficiência em inglês para professores de língua inglesa do Ensino Fundamental Anos Finais e estudantes do 9º ano da rede estadual. Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 22 de novembro e aguardar o resultado do sorteio (vagas são limitadas). A inscrição e mais informações estão disponíveis no site.

Serviço

Evento – assinatura de memorando de entendimento entre Governo Britânico e Governo do Estado do Paraná

Data: 22/11/2021 – segunda-feira

Hora: 14h

Local: Palácio Iguaçu – Praça Nossa Senhora de Salette, s/n – Centro Cívico – Curitiba (PR)

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado. Saiba mais.

Sobre a Nova Escola

Nova Escola é um negócio social, sem fins lucrativos, que entrega conteúdos, produtos e serviços para toda a jornada do educador brasileiro. Sob a gestão de Raquel Gehling, nova CEO, sua missão é fortalecer educadores para transformar a educação pública brasileira e possibilitar que os alunos desenvolvam o máximo do seu potencial.

Nascida há mais de 30 anos, como uma revista especializada em Educação Básica com foco no ensino e aprendizagem, a Nova Escola vem investindo em ampliar os formatos e ferramentas que apoiam o dia a dia dos professores e gestores no Brasil. Entre as iniciativas, estão a oferta de cursos online, formações presenciais, planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e conteúdos editoriais gratuitos e exclusivos para assinantes.

Sobre o Instituto Reúna

O Instituto Reúna é uma organização sem fins lucrativos criada para garantir a qualidade e consistência na educação básica. Partindo do desafio de implementar a Base Nacional Comum Curricular, o Reúna desenvolve, junto de uma rede ampla de parceiros, serviços técnico-pedagógicos em quatro frentes de atuação: formação, material didático, currículo e avaliação. Cada uma dessas iniciativas apoia o sistema educacional a garantir a aprendizagem de qualidade a que todos os alunos brasileiros têm direito. Conheça mais.

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Promovemos cooperação entre o Reino Unido e o Brasil nas áreas de língua inglesa, artes, esportes e educação.

Nosso objetivo é construir laços de confiança e compreensão entre as pessoas do mundo todo. Por meio de nossos programas, oferecemos oportunidades a centenas de milhões de pessoas no mundo todo para aprender sobre a cultura e a criatividade britânica. Mais informações.

Skills for Prosperity no Brasil

O UK-Brazil Skills for Prosperity (Habilidades que nos levam além) é um programa do Governo Britânico, que conta com a parceria das organizações Fundação Lemann, Associação Nova Escola, Instituto Reúna e British Council para se desenvolver no país. No Brasil, é desenvolvido em cinco estados: Amapá, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, e pretende impactar cerca de quatro milhões de estudantes. Somente no Amapá, serão beneficiados 78 mil estudantes

O projeto também está em implementação em outros oito países: México, Egito, Nigéria, Quênia, África do Sul, Filipinas, Malásia e Indonésia. No Brasil, o foco será o de democratizar o acesso a um ensino de inglês de qualidade nas escolas públicas, a partir do olhar do Inglês como Língua Franca (ILF), isto é, como uma perspectiva de comunicação intercultural.

Além da produção dos livros e da formação de professores das redes públicas, estão sendo implementadas ações de alcance nacional, como o Observatório para o Ensino da Língua Inglesa, uma plataforma que reúne conteúdos, fomenta debates e onde se pode compartilhar experiências e ideias, com o objetivo de contribuir para melhorias e mudanças no ensino do idioma.

Mais informações:

FUNDAÇÃO LEMANN

Analítica Comunicação

Julia Rezende – [email protected] 11 99684 5604

Rení Tognoni – [email protected] 11 99151 6164

NOVA ESCOLA

Oficina de Impacto

Liora Mindrisz – [email protected] 11 94061 2365

INSTITUTO REÚNA

Angela Nunes – [email protected] 11 98447 4808

BRITISH COUNCIL

Agência Galo

Thiago Rebouças – [email protected] 11 98562 3094

GOVERNO BRITÂNICO – FCDO

Adriana Masetti – [email protected] 11 98247 9382

Da Assessoria