Grupo do curso de Oceanografia da Univali é selecionado para projeto na África do Sul

Quatro estudantes e uma professora integram projeto oceanográfico internacional sobre as Correntes das Agulhas

Carolina Costa, Gustavo Munhoz, Lucas Gavazzoni e Thayse Fonseca, estudantes do curso de Oceanografia da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), acompanhados da professora e pesquisadora Camila Burigo Marin, foram selecionados para integrar equipe de programa de treinamento e pesquisa na Corrente das Agulhas, localizada no sudoeste do oceano Índico, junto à costa oriental da África do Sul.


O treinamento, que ocorre entre os dias 27 de junho e 7 de julho, contará com pesquisadores de diversas instituições e tem como foco a formação de profissionais, troca de experiências, tecnologia e a realização de pesquisas oceanográficas. Na ocasião, a professora Camila palestrará sobre qualidade de água e análise de microplásticos.


Para a atividade, o grupo da Univali desloca-se até a Cidade do Cabo, capital da África do Sul, onde receberá parte do treinamento. Na sequência eles embarcam para o cruzeiro oceanográfico no navio SA Agulhas II, do Departamento de Florestas, Pescas e Meio Ambiente da África do Sul. Na ocasião ocorrerá o treinamento combinado com pesquisa de uma série de estações de coleta ao longo da Corrente das Agulhas.

Conhecido como Agulhas System Climate Array (Asca), a iniciativa é um projeto oceanográfico internacional desenvolvido pela África do Sul em parceria com Estados Unidos e a Holanda. O foco da coleta de amostras é monitorar o sistema de Correntes das Agulhas para, por meio de diversos indicadores oceanográficos, acompanhar sua influência no clima bem como possíveis alterações provocadas pela ação humana.

Outras informações: (47) 3341-7721/99673-0861/99673-0861, com a professora e
pesquisadora Camila Burigo Marin.

Coordenadoria de Comunicação – Univali