Mulheres na história da arte são retratas no Projeto lassalista Graffitando – Cores de Vênus

47

O papel das mulheres na história da arte está contemplado no Projeto Graffitando – Cores de Vênus do Colégio La Salle de Toledo. O trabalho faz parte do Programa do Ensino de Artes e envolveu duas etapas, uma roda de conversas com os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio retratando a abordagem de cada artista e a realização do 1º Concurso de desenho Cores de Vênus.

O objetivo do Projeto é incentivar os alunos a conhecerem a trajetória das mulheres na história da Arte e posteriormente retratarem a sua leitura sobre a artista. “O Colégio La Salle realizou uma parceria com o Coletivo Seiva Artística de Cascavel. As mulheres do Coletivo que trabalham com a linguagem do Graffiti participaram da roda de conversas com alunos sobre o papel das mulheres dentro da produção artística e a importância de refletir sobre a presença feminina na arte. Além de desconstruir a ideia que o Graffiti é vandalismo, mas sim uma expressão artística”, explica a professora de artes do Colégio La Salle, Juliana Natalí Rosa.

A arte tem papel fundamental no desenvolvimento de diversas habilidades exigidas dos profissionais século XXI, como por exemplo, a criatividade. “Uma das coisas mais importantes para se desenvolver a criatividade é a formação de repertório. A arte não é apenas para formar artistas, mas o contato com os processos artísticos, o conhecimento de suas mais diversas linguagens, a vivência da arte desenvolve nos alunos um olhar crítico e sistêmico que vai construir este repertório e sensibiliza-los para outras habilidades”, argumenta a professora.

Os alunos classificados no 1º Concurso de desenho Cores de Vênus, foram apadrinhados por uma das artistas do Coletivo Seiva Artística, que trabalharam com eles as técnicas do Graffiti e os orientaram durante a grafitagem do seu desenho no muro do Colégio La Salle.

Os artistas lassalistas classificados foram: Ana Beatriz B. Cardoso, Gabriel Queiroz Portela, Laura Maccari Somacal, Manuela Amaral Beal, Rebeca Lourenço Cardoso, Ana Clara Krug, Isabela Frasson Scuciato, Isadora Pedralli, Isadora Santana Z. Maciel, Maria Eduarda M. Callai.

A próxima etapa do Projeto Projeto Graffitando – Cores de Vênus do Colégio La Salle de Toledo contará com uma exposição virtual com todos os desenhos que participaram do concurso.

Da Assessoria