Novo Ensino Médio vem aí e incentiva a participação efetiva dos alunos na construção curricular

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Aprovada em 2017, a Reforma do Ensino Médio deve ser implementada em    escolas de todo o país até março de 2022. As mudanças abrangem dois conjuntos de aprendizagem que irão compor o currículo: a Formação Geral Básica (FGB) e os Itinerários Formativos, que darão direcionamento às áreas específicas do conhecimento. Com isto, será formada uma estrutura curricular mais flexível e atualizada, mais próxima ao mercado de trabalho.

Os Itinerários Formativos são o conjunto de unidades curriculares que possibilitam o protagonismo do estudante, que poderá ter opções de escolha para aprofundar seus conhecimentos e se preparar para o prosseguimento de estudos ou para o mundo do trabalho. Os itinerários vão oferecer autonomia aos estudantes para indicarem as disciplinas optativas na grade. “A intenção do Novo Ensino Médio é abrir um espaço para o diálogo entre os alunos, para que eles desenvolvam suas capacidades e escolham as áreas de aprendizagem que querem se aprofundar”, explica a professora Virginie Isber, do Colégio Acesso de Santa Felicidade.

Com a proposta, a carga horária também será alterada, de 3 mil horas que fazem parte do Novo Ensino Médio, ao longo dos três anos, sendo 1,8 mil horas para à Formação Geral Básica e 1,2 mil para os Itinerários Formativos. Os itinerários serão compostos por uma ou mais áreas do conhecimento. Entre elas: Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Existe, ainda, a possibilidade de escolher um itinerário de formação técnica (com cursos que estão no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos) ou profissionalizante, como a formação de docentes.

MUDANÇA GRADUAL – O Novo Ensino Médio vai dar aos alunos o protagonismo dentro das escolas e o apoio na realização dos seus projetos de vida. Esta mudança acontecerá de forma gradual, em 2022 somente a 1ª série estará de acordo com o formato do Novo Ensino Médio, em 2023 a 1ª e 2ª série, e em 2024 todo o Ensino Médio terá sido implantado. “O Colégio está se preparando diariamente para este novo modelo. Primeiramente observamos a regulamentação do Conselho Estadual de Educação e conversamos com as direções, coordenações e professores das Unidades. Após este momento realizamos uma conversa com os alunos do 9° ano e aplicamos a diagnose, a fim de identificarmos a escolha das áreas do conhecimento dos nossos alunos. E neste momento estamos realizando estudos de carga horária de acordo com o material didático”, explica a diretora pedagógica do Colégio Acesso, Kamila Fernanda da Silva.

Com esta mudança, o aluno terá uma formação geral básica e será direcionado para a área de sua preferência, podendo assim nortear a sua formação. E em 2024 haverá a alteração no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme divulgado pelo MEC.

ACESSO – Fundado em 2003, o Grupo Acesso surgiu com o objetivo de preparar alunos para os vestibulares, com qualidade, preço acessível e um grande vínculo com a disciplina e resultados. Atualmente, possui dez unidades espalhadas por Curitiba e Região Metropolitana, formando alunos desde a Educação Infantil, com o Acesso Kids, ao tradicional Pré-Vestibular. Em 2020, o Grupo Acesso recebeu o reconhecimento de ‘Escola com maior eficiência digital’, comparado com outras 34 escolas do Brasil, reafirmando o compromisso com o resultado na formação, aliado a inovação e o acolhimento aos alunos, principalmente durante as aulas remotas, sendo referência em termos de escola completa e humana.

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