Paraná Faz Ciência recebe mais de 20 mil visitantes em cinco dias de evento

0 567

A organização da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Paraná Faz Ciência 2023, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), fechou o primeiro relatório contabilizando os números do evento que movimentou toda a comunidade científica do Estado entre 6 e 10 de novembro. Foram mais de 20 mil visitantes presenciais, considerando 12 mil estudantes da rede básica de ensino que participaram das atividades, conferindo sobretudo a Mostra Interativa.

O Paraná Faz Ciência envolveu 1.500 expositores, 300 oficineiros, 20 palestrantes e 397 monitores e guias. Entre os visitantes, 1.400 conferiram as visitas técnicas nos ambientes especializados da UEL, o que corresponde a 360 horas de atividade. Cerca de 2.300 pessoas trabalharam durante o evento, entre as quais 30 membros na comissão organizadora e cerca de 100 servidores e professores da UEL nas equipes de apoio. O destaque ficou por conta da Mostra Interativa de Projetos, que recebeu 650 expositores, com 240 projetos apresentados, totalizando 500 horas.

A reitora Marta Favaro classificou os resultados do Paraná Faz Ciência como espetaculares. Segundo ela, a comunidade universitária pôde demonstrar o que faz de melhor. “Tivemos a oportunidade de apresentar o processo de formação, inovação, tecnologia. Foi um momento oportuno para todas as instituições de ensino interagirem entre si e de trazerem para a UEL os estudantes da educação básica, além da comunidade de Londrina e região”, afirmou.

A reitora destacou ainda a participação dos estudantes de graduação e pós-graduação, que puderam trocar informações sobre suas áreas de atuação, o que representou uma experiência importante para a construção de redes de conhecimento. Ela afirmou ainda que a feira conseguiu demonstrar o quanto as universidades são imprescindíveis para sustentar o desenvolvimento econômico, cultural e social do Paraná e do país.

O Paraná Faz Ciência 2023 é foi iniciativa da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Agência Araucária, Secretaria Estadual de Inovação, Modernização e Transformação e Inovação (SEI) e a Universidade Estadual de Londrina. A próxima edição do evento será na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Da AEN

Deixe um comentário