Programa de Doutorado no exterior aprova os sete candidatos da Unioeste

4

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) teve todos os inscritos para receber bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ao todo são sete doutorandos que receberão uma bolsa por seis meses para estudar em países como a Espanha, Canadá, México, França e Argentina.

O programa da Capes tem objetivo de apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de bolsas de doutorado sanduíche no exterior aos cursos de Doutorado reconhecidos pela CAPES.

 O Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola (PGEAGRI), campus de Cascavel, teve duas alunas aceitas no programa de bolsas. Para a coordenadora do programa, professora Mônica Sarolli Silva de Mendonça Costa, a possibilidade da vivência do aluno fora do país abre caminho para parcerias sólidas entre o PGEAGRI e estas Instituições. “Na maioria das situações, os produtos provenientes desta ação são artigos publicados com os professores das IES estrangeiras bem como, estabelecimento de uma parceria que em alguns casos, ainda perdura”.

A professora destaca também que muitos alunos do PPG são enviados para intercâmbio no exterior. “No quadriênio 2013-2016, dez discentes realizaram treinamento no exterior, na modalidade doutorado sanduíche com recursos do Programa PDSE, do Ciência Sem Fronteiras ou, até mesmo, sem recursos provenientes de órgãos oficiais. No quadriênio 2017-2020 não foi diferente, onze discentes realizaram treinamento no exterior com bolsa do Programa PDSE”.

Entre os selecionados está Anna Paula Poncio, doutoranda do PGEAGRI, foi aprovada para passar seis meses na Universidad Miguel Hernandez del Elche, na Espanha. A pesquisa a ser realizada pela doutoranda é na área de saneamento ambiental na compostagem e vermicompostagem de resíduos de restaurante. Para Ana Paula, receber a notícia da bolsa trouxe felicidade e curiosidade sobre os novos desafios.

“É um misto de bastante alegria e um pouquinho de preocupação. Será incrível ter a oportunidade de conhecer pessoalmente pesquisadores de renome internacional e desenvolver um trabalho com eles. Representar, nesse pequeno tempo, os estudantes e pesquisadores da minha universidade é uma grande honra. Eu penso que um doutorado sanduíche também beneficia a instituição de ensino, com cooperações internacionais, fomentando a interação científica”. A pesquisadora ainda agradece sua orientadora e a coorientadora.

Diane Maschio de Souza que também é doutoranda do PGEAGRI passará seis meses no Instituto Tecnológico De Tepic no México sob supervisão da Dr. Montserrat Calderón Santoyo. Para a discente a notícia da aprovação foi motivo de alegria e destaca a importância da pesquisa científica.

“Um passo a mais na realização de um dos meus sonhos e uma prova de que estou no caminho certo na pesquisa e que tudo até agora valeu apena. Para mim, pesquisar é alimentar nossa formação profissional e pessoal, gerar novos conhecimento, desenvolver, colaborar, reproduzir, ampliar e se atualizar. A pesquisa auxilia na resolução de problemas da sociedade ou até mesmo melhorar a qualidade de vida”.

Segundo Diane, o intercâmbio será um treinamento científico e profissional. “Auxiliara no desenvolvimento do produto proposto (Recobrimento comestível) da minha tese, também irá contribuir para aquisição de novas experiências e novos conceitos, e aprendizagem de novas metodologias sobre a conservação pós-colheita de frutos as quais poderão ser implantadas no Brasil após o estágio, uma vez que o grupo de pesquisa no qual me insiro já vem explorando essa temática”.

ALUNOS SELECIONADOS – A discente Ana Paula Oliveira Silva de Fernandez do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Cultura e Fronteira, orientada pela professora Silvana Aparecida de Souza, fará seu intercâmbio na Universidad Complutense de Madrid — Facultad de Educación — UCM em Madrid – Espanha, sob orientação da professora María Fernández Mellizzo-Soto.

Arma Paula Poncio, orientanda da professora Maria Hermínia Ferreira Tavares, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola, fará seu doutorado sanduíche na Universidad Miguel Hernández de Elche — UMH em Alicante, Espanha, sua orientadora será Maria de Los Angeles Bustamante Munoz. Diane Maschio de Souza, também do PGEAGRI, terá como destino o México no Instituto Tecnologico de Minatitlán — ITMINA, sua orientadora na Unioeste é professora Silvia Renata Machado Coelho e será recebida por Montserrat Calderón Santoyo, no México.

Carlos Augusto Rocha de Moraes Rego, doutorando do Programa de Pós-graduação em Agronomia e orientando do professor Paulo Sérgio Rabello de Oliveria, foi aprovado para passar seis meses na Universidad Politécnica de Madrid — UPM, na Espanha e será recebida por Juan López de Herrera.

A França será destino para o doutorando Junior Staudt, que fará sua pesquisa na Université de Lorraaine — Institut Jean Lamour em Epinal com a orientação de Vanessa Fierro. Junior é discente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química e é orientado pelo professor Carlos Eduardo Borba.

O Programa de Pós-graduação em Filosofia teve o discente Roberto Corrêa Scienza, orientado pela professora Ester Dreher Heuser, aprovado para o doutorado sanduíche na Concordia University em Montreal, Canadá. No exterior Roberto será orientado por Erin Manning. Thaina Nunes Cella, do Programa de Pós-graduação em Letras e orientanda do professor Gilmei Francisco Fleck terá como destino a Universidad Dei Salvador — Facultad de Ciencias de la Educación y de la Comunicación Social — FCECS/USAL em Buenos Aires, Argentina e terá como orientadora Marcela Crespo Buiturón.

CASCAVEL