Qual a educação ideal para um mundo tão volátil?

22

Vivemos num mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, que desafia as pessoas e as instituições educativas a todo o instante. Para preparar um estudante para estes desafios, a educação deve se ocupar para além das provas ou de domínios de regras e fórmulas. Este mundo volátil põe por terra a estrutura vertical de gabaritos, exige pessoas capazes de pensar, adaptarem-se, inovarem e se reinventarem o tempo todo. A educação lassalista está em sintonia com estas habilidades, construindo e reconstruindo estratégias e trilhas do aprendizado.

As habilidades socioemocionais são importantes em qualquer tempo. Para o Diretor do Colégio La Salle, Psicólogo e Irmão André Muller, as habilidades socioemocionais são o grande diferencial no século XXI. “Não se trata de dividir o conhecimento científico do socioemocional, mas entender que o científico tem outro significado quando construído de forma simultânea ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais”.

No Colégio La Salle, as habilidades cognitivas e emocionais caminham juntas. “Antes mesmo da BNCC definir as competências que deveriam ser trabalhadas com os estudantes, o Colégio La Salle já trabalhava desta forma. Estimulamos as experiências concretas ao convívio. Este é nosso Programa e, nestes tempos incertos nos reinventamos para dar continuidade a este processo de muito sucesso e, tão logo nos permitam o retorno, temos a certeza que serão ainda mais ricas as vivências e as aprendizagens”.

As adversidades não são escolhas, mas condições que a vida nos traz. “A comunidade lassalista acredita que a educação baseada nas experiências é transformadora. Os frutos deste trabalho se refletem neste momento de adversidades. Acreditamos que sairemos mais fortes deste processo e nossos alunos estarão preparados integralmente, porque reconhecemos que a educação é viva e se renova a cada instante. Nossa mensagem é de esperança porque educação é esperança”, finaliza o Irmão André Muller.

Da Assessoria