Solve For Tomorrow Brasil está com as inscrições abertas; saiba como participar

0 18

Alunos de Toledo receberam reconhecimento na última edição do programa global de cidadania corporativa da Samsung, que agora está em sua 9ª edição no país

O Solve For Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da Samsung, está com as inscrições abertas para sua 9ª edição no Brasil. No país desde 2014, a iniciativa já premiou estudantes, professores e escolas públicas espalhadas por todo o território nacional, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos criativos e inteligentes para solucionar demandas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Os interessados em participar dessa nova edição podem se inscrever até o dia 30 de junho. Para isso, o grupo deve ser composto por 3 a 5 estudantes e um professor orientador que esteja lecionando para a equipe em disciplinas relacionadas a Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias. O grupo também poderá contar com um docente das áreas das Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias como parceiro do projeto. A inscrição deve ser realizada pelo professor orientador através do site https://respostasparaoamanha.com.br ou pelo aplicativo do programa.

“A expectativa de todos os envolvidos é que o Solve For Tomorrow amplie cada vez mais a sua atuação por todo o Brasil. O programa já premiou alunos e escolas de todo o país e, mais do que nunca, estamos engajados em alcançar estudantes para que eles conheçam todas as possibilidades que a educação pode oferecer. Esse também é um convite para os professores que sabem o potencial de seus alunos e que, com criatividade, conhecimento e o devido estímulo, eles podem chegar muito mais longe”, afirma Anna Karina Pinto, Diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil.

A iniciativa da Samsung já envolveu mais de 165 mil estudantes, mais de 23 mil professores e mais de 5 mil escolas públicas, com quase 10 mil projetos inscritos em suas oito edições. Em 2021, mesmo com o distanciamento social, o programa registrou aumento de 22% na participação de estudantes, como também em 40% na de professores e 52% na de escolas públicas em comparação ao ano anterior, tendo educação, infraestrutura urbana ou rural e saúde como temas mais explorados. Ao longo da programação deste ano, o Solve For Tomorrow também vai oferecer mentorias e webinares para auxiliar os estudantes e suas equipes no desenvolvimento de suas habilidades e projetos.

Com coordenação geral realizada pelo Cenpec, a edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Confira o cronograma da 9ª edição do Solve For Tomorrow no Brasil

25 de Abril a 30 de junho: Inscrições, com webinário, tutoria on-line e vídeos para auxiliar as equipes inscritas

1 de julho a 3 de agosto: Avaliação e seleção dos projetos que cumpriram os critérios de participação

4 de agosto: Anúncio dos Semifinalistas

5 a 30 de agosto: Os 20 semifinalistas devem preencher o formulário que detalha o desenvolvimento do projeto

8 de agosto a 8 de setembro: Mentorias aos semifinalistas

9 de setembro: Anúncio dos finalistas

12 de setembro a 18 de outubro: Mentorias aos finalistas

7 a 19 de outubro: Votação para definir vencedores do Júri Popular

20 de outubro: III Mostra Solve for Tomorrow, em que as equipes finalistas apresentam seus projetos para a Banca Julgadora Cientista para o Amanhã

20 a 26 de outubro: Avaliação da Banca Julgadora para definir vencedores nacionais durante a III Mostra Solve for Tomorrow Brasil

27 de outubro: Cerimônia de anúncio dos Vencedores Nacionais e no Júri Popular e Premiação

Premiação dos semifinalistas, finalistas e ganhadores

Pré-seleção – Professor Orientador1: 01 (um) kit maker/arduino.

Pré-seleção – Destaque Estadual2: o gestor escolar (diretor) com maior número de inscrições, sendo no mínimo três, em cada unidade federativa. Será contemplado com 01 (um) tablet Samsung.

Semifinalistas: O professor orientador e, eventualmente, o professor parceiro de cada um dos 20 projetos semifinalistas serão contemplados com 1 tablet Samsung.

Finalista: 01 (um) tablet Samsung para cada um dos 5 (cinco) alunos das 10 (dez) equipes finalistas.

Finalista: 01 (um) notebook Samsung para cada um dos professores orientadores e parceiros dos 10 (dez) projetos finalistas.

Vencedores pelo Júri Popular: os 5 (cinco) alunos de cada uma das 3 (três) equipes selecionadas pelo público, e seu respectivo professor orientador e parceiro, serão contemplados, cada um, com 1 (um) fone de ouvido Samsung BUDs.

Vencedores Nacionais: cada escola desses projetos será contemplada com duas Smart TVs de 55 polegadas da Samsung.

1º lugar: 1 smartphone Galaxy da Serie S + 1 Smart TV 55″ Samsung para cada aluno da equipe vencedora.

2º lugar: 1 notebook Samsung + 1 Smart TV 55″ Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

3º lugar: 1 smartwatch Samsung + 1 Smart TV 55″ Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

SERVIÇO

Solve For Tomorrow 2022

Inscrições: https://respostasparaoamanha.com.br/

Prazo final das inscrições: 30 de junho de 2022

Investimento: Gratuito

Público: Alunos do Ensino Médio de escolas públicas das redes municipais, estaduais e federais, e professores de Biologia, Física, Química e Matemática ou outras disciplinas pertencentes às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias, atualmente lecionando para esses estudantes.

Formação das equipes: 3 a 5 estudantes do Ensino Médio, matriculados na mesma turma/classe, a quem o professor orientador e o professor parceiro lecionem. As turmas devem ser compostas por alunos dos sexos masculino e feminino, dando atenção à diversidade.

Especificações dos projetos: o projeto deve focar necessariamente questões relacionadas às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias.

Professor orientador: A inscrição só pode ser feita pelo professor orientador, que obrigatoriamente deverá lecionar, à equipe participante, disciplinas nas áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias.

Professores parceiros: até 1 docente das áreas das Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias podem participar como parceiros do projeto. Esse professor deve lecionar à equipe participante e ser indicado pelo professor orientador no ato da inscrição.

1 Serão contemplados os 100 (cem) primeiros Projetos que concluírem a Primeira Etapa da inscrição com o aceite ao Regulamento e que forem considerados compatíveis com as regras e aptos para seguirem no processo de seleção. O prêmio corresponde a 01 (um) kit maker/arduino para o Professor Orientador, a ser contemplado uma única vez, sendo que uma mesmo escola poderá ter mais de um Professor contemplado.

2 A instituição de Ensino da unidade federativa que tiver o maior número de inscrições, sendo no mínimo 03 (três) inscrições realizadas nos termos deste Regulamento, será considerada Destaque Estadual como Escola Mobilizadora, e o Gestor Escolar (diretor) será contemplado com 01 (um) Tablet Samsung. No caso de empate, a data de submissão/envio dos Projetos será considerada critério de desempate.

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED. Para saber as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em https://news.samsung.com/br.

Da Assessoria

Deixe um comentário