TCC de aluna de Engenharia Agrícola da Unioeste recebe prêmio

119

A aluna de graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Gabriela Isbrecht, conquistou o segundo lugar no Prêmio Melhores TCCs 2021, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), na categoria Agronomia. A aluna contou com bolsa de Iniciação científica proveniente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu -FPTI/BR, apresentou o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no mês de março de 2021, com a orientação do professor Dr. Erivelto Mercante e coorientação do doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola – PGEAGRI, Isaque de Souza Mendes.

O trabalho é intitulado “Determinação da porcentagem de área sombreada em sistemas de irrigação por gotejamento por meio de aerolevantamento com Drone” e foi desenvolvido em uma propriedade rural no município de Cascavel, que tem por atividade principal a produção de frutas. O trabalho foi realizado a fim de potencializar os resultados da produção de frutas da propriedade, com o mapeamento da área utilizado para o plantio e desenvolvimento de sistemas de irrigação que garantam resultados positivos na produção de frutas mais sensíveis, como a amora.

O TCC faz parte das pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Topografia e Geoprocessamento – GeoLab da Unioeste e contou com o apoio de outros profissionais, com destaque para o professor Dr. Marcio Antônio Vilas Boas da área de Irrigação. 

Além de receber certificado, os autores dos melhores TCCs serão homenageados, com os trabalhos divulgados no Fórum de Docentes e Discentes do Conselho Regional, previsto para ocorrer nos dias 27 e 28 de setembro. O grupo também será presenteado com um kit de materiais do CredCrea, entidade parceira na promoção do prêmio. Os TCCs selecionados serão divulgados em edição especial da Revista Técnico-Científica do Crea-PR

Todas as imagens da propriedade rural foram captadas com a utilização de drones, visto que os equipamentos tornam o trabalho de medição e captação das imagens mais simples. O uso dos drones vem crescendo em diversas áreas de estudo e com a agronomia não é diferente.

João Vitor Marochi Oliveira

CASCAVEL