Casal de 80 anos destaca a importância de participar do pleito

Para uma parcela da população, as eleições deste domingo (15) estão sendo tratadas com um cuidado extra. Pessoas dos grupos de risco ou idosos estão com o horário das 7 horas às 10 horas reservado. Eleitores mais jovens não são proibidos de voto nesse período, mas devem evitar ou dar a preferência para esse público.
Na Escola Municipal Dr. Borges de Medeiros, a movimentação está tranquila. Antes mesmo de começar o pleito, por volta das 6h30, alguns idosos já aguardavam para exercer a cidadania.
O casal Nelson e Lucia Finkler acordaram cedinho neste domingo para escolherem os seus candidatos. O neto Yan Felipe, que acompanhou os avós, disse que eles estavam ansiosos para votarem. “Eles acordaram cedo, se arrumaram e já pediram para vir para a escola”.
Nelson tem 81 anos e vota desde o ano de 1981. Ele conseguiu votar primeiro que a sua esposa Lucia, pois a sua seção estava com uma fila menor. Dona Lucia, respeitou as normas e aguardou a sua vez.
Segundo Nelson, sempre participou de todas as eleições. “Eu sempre votei; nunca precisei justificar e sempre gostei de vir cedo”, afirma o eleitor. Já a dona Lucia, de 80 anos, relata que é bom votar cedo, porque assim, eles conseguem descansar o restante do domingo.

EXPERIÊNCIA – Sobre a responsabilidade de escolher os representantes para o Município, Nelson enfatiza que os idosos são pessoas mais experientes e, por isso, o voto deste público é importante. “Se deixarmos a escolha dos gestores somente para os mais jovens pode ser complicado”. Ele explica que algumas pessoas mais novas não sabem fazer a escolha, porque “vão na conversa dos candidatos”. “Isso é tempo perdido para o Município. Os políticos devem ser escolhidos conforme o seu trabalho e as propostas apresentadas para a população”.
Ainda na Escola Dr. Borges de Medeiros, os fiscais da Justiça Eleitoral destacam que o começo do pleito está sendo tranquilo e as atividades transcorrem dentro da normalidade. As medidas para evitar a proliferação ou o contágio do novo coronavírus estão sendo respeitadas pelos eleitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *