Lucio de Marchi e Marcos Zanetti

Experientes e inovadores assim são o prefeito Lucio de Marchi e o vice Marcos Zanetti. Lucio e Marcos unem pessoas e geram soluções. O objetivo dos gestores é estabelecer políticas públicas para dar continuidade ao desenvolvimento de Toledo. Muito conhecido e bem relacionado em sua comunidade, Lucio de Marchi decidiu ingressar na vida pública em 1988, quando foi eleito pela primeira vez como vereador. Trabalho, dedicação e paixão pelas pessoas sempre nortearam a sua vida. Lucio preza pela qualidade de vida de sua gente e pelo desenvolvimento econômico, sustentável e social da cidade. Foi o prefeito que mais investiu na saúde pública e executa o maior programa de recape asfáltico da história. O vice Marcos Zanetti nasceu em Toledo e foi eleito como vereador em 2012. Ele surpreendeu pela legitimidade de seus projetos e pelo posicionamento centrado. Foi reeleito como sendo o vereador que mais aumentou o número de votos. Lucio e Marcos trabalham com coerência e sempre pautados nos princípios éticos.

 

JORNAL DO OESTE (JO): Quais são as suas propostas para alavancar a infraestrutura e a logística de Toledo?

 

Uma das soluções para melhorar a infraestrutura logística passa, necessariamente, por investimentos. Estudos foram promovidos para garantir uma gestão eficiente e para investirmos com sabedoria. O ano de 2021 será de continuidade e novos projetos. Novos serviços serão efetivados no Programa de Recapeamento Asfáltico Urbano. Uma delas é promover as tratativas do prolongamento da Avenida 1º Maio e interligar a Vila Pioneira e o Jardim Porto Alegre. Também será realizada a interligação da malha de ciclovia, conforme o Plano de Mobilidade Urbana. O Programa Asfalto Rural terá continuidade com a execução de 40 quilômetros de asfalto novo, em parceria com o agricultor e priorizando a ligação entre os distritos e as vias de acesso às rodovias. Um equipamento de micropavimentação asfáltica será adquirido e as pontes de madeira substituídas. Também construiremos ciclovias no município e entre a BR-163 e Vila Nova.

 

JO: Quais são os principais projetos para tornar o meio ambiente sustentável em Toledo?

 

Para ter um meio ambiente sustentável é necessário conservar os recursos naturais e utilizá-los sem comprometer a disponibilidade desses elementos para as gerações futuras. Uma parceria com a iniciativa privada será adotada para a transformação do rejeito de material reciclável. Ainda será ampliado o sistema de “containers” de coleta dos resíduos sólidos urbanos; o aterro de inertes será construído e políticas de educação ambiental para garantir o reaproveitamento dos resíduos sólidos da construção civil serão implementadas. Em parceria com a Copel e com a Itaipu Binacional, um estudo será realizado para a construção de uma usina fotovoltaica em área da última camada do aterro. Ainda viabilizamos parcerias para implantação da Usina do Biometano e a contratação de estudo para determinar o potencial energético do biogás. Também promoveremos ações para a oferta de ambientes verdes para a população, como a instalação da usina hidrelétrica do Rio São Francisco e implantação do Parque Ecológico do Rio São Francisco; reurbanização do Parque Frei Eusébio; continuidade ao Parque Linear do Arroio Toledo e a conclusão do Parque Linear da Sanga Panambi. Nós precisamos renovar e ampliar o plano de arborização urbana, transformando Toledo na cidade mais verde do Paraná.

 

JO: Quais são os planos para melhorar a segurança e o trânsito no município?

 

Segurança é um dos pilares que impactam na vida do cidadão. Uma cidade segura, com políticas alinhadas com a preservação da vida, impacta nos índices de desenvolvimento do município. Garantir segurança a todos que residem e transitam por Toledo é a missão da Secretaria de Segurança e Trânsito e cabe ao gestor progredir com ações que proporcionem condições para o desenvolvimento das atividades do setor, tais como a adequação legislativa da Guarda Municipal conforme a Lei Federal; ampliar, modernizar o sistema de vídeo monitoramento e viabilizar a integração das câmeras de vigilância privada com o sistema de monitoramento existente a partir das anuências dos proprietários. Também desenvolveremos as atividades previstas no Plano de Segurança Viária e aprimoraremos o sistema do EstaR. Ainda pretendemos adquirir um caminhão equipado para realizar sinalização viária, desenvolver as atividades previstas no Programa Vida no Trânsito e implantar a Escolinha de Trânsito.

 

JO: Como pretende fazer a gestão da previdência municipal?

 

Seguindo aquilo que determina a legislação. Tanto que durante a gestão adequamos o município ao regime vigente. Em relação ao Fapes, nossa proposta é utilizar parte dos terrenos pertencentes ao Município para a comercialização e aportar os recursos no Fundo de Aposentadoria, desta maneira, recuperando um déficit histórico.

 

JO: Quais serão suas prioridades na área da Saúde em Toledo?

 

Garantir o processo de assistência integral em saúde ao cidadão através das redes de atenção básica, saúde mental, urgência e emergência, assistência farmacêutica, promoção e vigilância a saúde e atenção especializada é a nossa meta. O foco das atividades está voltado em dar boas condições de trabalho para os profissionais da saúde e um atendimento de excelência ao usuário. Na atenção básica, pretendemos realizar melhorias nas Unidades. Além de fortalecer as equipes de Estratégia da Saúde da Família no interior, ampliaremos a cobertura da Estratégia de Saúde Bucal; da Atenção Primária em Saúde. Daremos continuidade na implantação das Farmácias Comunitárias nos bairros, das práticas integrativas e complementares do SUS e da política de fitoterápicos e plantas medicinais. Ainda promoveremos ações para a assistência farmacêutica, como construir sede própria para o Centro de Abastecimento Farmacêutico. Na saúde mental construiremos a sede do CAPS AD (álcool e drogas) e CAPS II (transtornos mentais) e ampliaremos a sede do CAPS i (infantil). Também fortaleceremos a estrutura da Atenção Especializada vinculada à Central de Especialidades e através do Ciscopar sempre pautados em fluxos e protocolos assistenciais e as estruturas dos Prontos Atendimentos. O processo de vigilância das doenças transmissíveis através da prevenção e promoção à saúde também será fortalecido.

 

JO: Como fomentar o ensino e o esporte de qualidade no município?

 

Melhorar a qualidade de ensino e consolidá-lo como uma educação cidadã, inclusiva, integral e digital de modo a assegurar um futuro de desenvolvimento para a comunidade são os nossos desafios. O Professor de Apoio à Diversidade e à Inclusão (PADI) para os alunos com deficiência ou transtornos globais de desenvolvimento será mantido. Pretendemos aumentar gradativamente a hora-atividade aos professores, chegando a 33%, de acordo com o Plano Municipal de Educação. Os Núcleos de Atendimento Educacional Especializado – Surdez (NAEEs) serão fortalecidos e ampliados. Também pretendemos aprimorar o processo de avaliação e acompanhamento das práticas escolares. O vínculo do Município com instituições de Ensino Superior será mantido para estabelecer troca de conhecimento e fortalecimento da capacitação profissional. Ainda incentivaremos a promoção de programas educacionais para a melhoria da qualidade do ensino como Psicopedagogia Institucional, Proerd e Programa Conhecendo Toledo. Reestruturaremos as atividades de práticas de leitura e matemática, para potencializar o prazer pela leitura e a realização das atividades de exatas. Também implementaremos programas de empreendedorismo, educação ambiental e ações de sustentabilidade ambiental na Rede Municipal de Ensino. Garantiremos a gestão democrática e participativa nas escolas e Cmeis, apoiando as atividades dos Conselhos Escolares, APMs e eleição de diretores; incentivando o envolvimento da comunidade escolar e local nas decisões. No Esporte, as propostas desenvolvem nos jovens valores como perseverança e disciplina, superar a derrota, comemorar as vitórias e viver uma vida saudável. Ao idoso, garantiremos maior qualidade de vida ao manter movimentos e ter a autonomia. Atletas serão preparados para desenvolver atividades com a terceira idade e estimular a prática de atividade física em todos os níveis da sociedade. Ainda ampliaremos o programa de atividade física e saúde nos bairros com grupos após às 18 horas e incentivaremos as atividades de caminhada, de corrida e alongamentos, sob orientação de um profissional de educação física da Secretaria. Treinamentos com as Associações de Moradores serão desenvolvidos com o uso das academias da Terceira Idade. Ampliaremos o atendimento das escolinhas esportivas e implantaremos o festival esportivo do campo no interior. Queremos apoiar a prática das modalidades esportivas coletivas e individuais do paradesporto e estabelecer parcerias com as universidades, visando o atendimento às pessoas com deficiência (PCD). Também incentivaremos a esportes aquáticos e apresentaremos a Lei Municipal de incentivo ao esporte. O Projeto Verão Mais seguirá em nosso cronograma.

 

JO: Suas considerações finais.

 

Nós desenvolvemos políticas públicas, administramos e legislamos em favor do desenvolvimento, levando Toledo ao patamar de referência de gestão para o Paraná e para o Brasil. Com o maior PIB agropecuário do Estado, como prefeito, construí um ambiente favorável aos negócios e com a excelência na prestação de serviços públicos, com uma equipe multidisciplinar com experiências em diversas áreas. Para o futuro escolhemos a busca por novas tecnologias como o nosso desafio. Sistemas que permitam maior proximidade com as demandas da população, aliados com ganho de produtividade e a redução de custos devem ser o foco. Realizaremos estudos para atualização do estatuto e plano de cargos e salários dos servidores; Plano Papel Zero; Mesa de Trabalho Virtual; Cidadão Mais Conectado; portal de notícias e serviços; veículos na tela; obra digital; garantia de publicidade; pesquisas de satisfação com totens; ampliação de malha da fibra ótica; escola segura; contribuinte digital; Toledo Mais Segura; tecnologia verde; internet verde; balcão digital de empregos; georreferenciamento; controle da iluminação pública online; RH digital e livro digital para professores. Vamos transformar as oportunidades geradas em impulso para o progresso de Toledo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *