Nova pesquisa indica empate técnico entre Beto Lunitti e Lucio de Marchi

Um novo levantamento feito pelo Instituto Excelência Pesquisas mostra a polarização da campanha entre Beto Lunitti e o atual prefeito Lucio de Marchi em Toledo. Na reta final e de acordo com nova pesquisa espontânea os dois estão tecnicamente empatados. A pesquisa foi contratada pelo JORNAL DO OESTE, tendo sido registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob o Nº PR-02545/2020, sendo realizada entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro. Foram ouvidas 810 pessoas. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 3,4% para mais ou para menos. O estatístico responsável pelo levantamento é Marcelo Hidemi Uemura (CRE 9.443-A). O candidato Beto Lunitti tentou impugnar a divulgação da pesquisa, entretanto, a juíza Luciana Lopes do Amaral Beal indeferiu o pedido (leia mais abaixo).

No levantamento feito pelo Instituto Excelência Pesquisas, Beto Lunitti aparece com 20,1% das intenções de voto na pesquisa espontânea; Lucio de Marchi soma 17,8. Em terceiro está Tita Furlan com 9,3%; Simone Sponholz tem 4,4% das intenções de voto; Corazza 1,9%; Jaqueline Machado soma 1% e Cláudia Malmann 0,4%. Votos brancos ou nulos somaram 3,5%. Já o número de eleitores que não sabe ou não respondeu ficou em 41,7%.

Os números são muito parecidos com o primeiro levantamento feito pelo Instituto Excelência Pesquisas. A pesquisa de opinião – registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PR01771/2020 no dia 21 de outubro – foi realizada no período de 22 a 25 de outubro deste ano com 600 eleitores.

Na pesquisa espontânea de outubro, Beto Luniti tinha 21,2% do total do percentual dos eleitores. Lucio de Marchi estava com 17,5% da intenção do eleitorado, seguido por Tita Furlan (7,8%); Simone Sponholz (4,3%); Corazza (2,0); Jaqueline Machado (1,5%) e Cláudia Mallmann (0,7%). Não sabe ou não respondeu a pesquisa totalizou 41,5% e branco, nulo ou nenhum teve o percentual de 3,5% do eleitorado.

 

TENTATIVA DE IMPUGNAÇÃO – O candidato Luís Adalberto Beto Lunitti Pagssatt, através de seus advogados em Curitiba, tentou impugnar a divulgação da pesquisa contratada pelo JORNAL DO OESTE, alegando que “o referido registro, realizado pela empresa” não teria cumprido os requisitos exigidos pela legislação eleitoral. Segundo o candidato, “foram encontradas falhas que desvirtuam a finalidade da pesquisa: apontar um resultado que seja o retrato fiel da realidade política atual de Toledo”.

A juíza da 75ª Zona Eleitoral de Toledo, a doutora Luciana Lopes do Amaral Beal, autorizou a divulgação por não ter encontrado nenhum requisito legal ou “qualquer óbice à divulgação da pesquisa registrada sob nº PR-02545/2020 junto ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE”.

A juíza, no entanto, autorizou o acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados, seja de forma eletrônica/digital ou mediante acesso à sede da empresa responsável pela realização e divulgação de pesquisa eleitoral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *