TSE disponibiliza aplicativos para eleitores acompanharem o pleito

Em razão da pandemia do novo coronavírus, o Fórum Eleitoral de Toledo não disponibilizará telão para a divulgação do resultado das eleições neste domingo (15). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza dois aplicativos que conferem ainda mais transparência ao processo eleitoral.

De acordo com a técnica judiciária Anay de Souza Fernandes Borochok, por meio do app Resultados, qualquer pessoa pode acompanhar e obter os resultados das eleições em sua cidade a partir dos votos já apurados. Já o Boletim na Mão disponibiliza ao cidadão uma cópia digital dos resultados das seções eleitorais.

Ela complementa que os dois aplicativos podem ser instalados gratuitamente em qualquer dispositivo móvel (smartphone ou tablet), bastando apenas ter acesso às lojas Google Play e App Store. Ambos se destinam ao público em geral.

 

ORGANIZAÇÃO – O Fórum Eleitoral de Toledo funcionará, neste domingo, exclusivamente para a organização e o acompanhamento das Eleições. Anay destaca que neste dia terão servidores da Justiça Eleitoral disponíveis para sanar dúvidas de eleitores através dos telefones (0xx45) 3252-3236 e 3252-5628.

A técnica judiciária salienta que em razão do cenário excepcional decorrente da pandemia da Covid-19, a Justiça Eleitoral precisou adotar uma série de medidas sanitárias para evitar a propagação no novo coronavírus no dia da eleição. Ela cita como exemplo que o eleitor deverá higienizar as mãos antes e depois do voto e será cobrado o distanciamento entre os eleitores na fila de votação.

Outra mudança ocorrida devido a pandemia foi a alteração da data das eleições. Neste ano, o primeiro turno acontece no dia 15 de novembro, com início às 7 horas e o término às 17 horas. No domingo, no período entre 7 horas e 10 horas, terão preferência para votar os eleitores com 60 anos ou mais, independentemente, do momento de sua chegada à seção eleitoral, art. 254 da Resolução TSE nº 23.631/2020. Demais eleitores deverão comparecer à seção eleitoral para votar das 10 horas às 17 horas. Em Toledo, são mais de 18 mil eleitores aptos a votar neste pleito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *