Equipe de Mobilização da Rips vai atualizar protocolos neste mês

6

As integrantes da Equipe de Mobilização (EM) da Rede Intersetorial de Proteção Social de Toledo (Rips) estão com uma ampla agenda de trabalhos para o segundo semestre deste ano. Uma das ações é a atualização dos protocolos um, dois e três neste mês.

De acordo com a diretora de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade – representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família na Rips – Marilia Borges Leite, durante uma reunião, esteve em pauta a necessidade da análise e a atualização dos protocolos: “01/2016: Ato de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes”; “02/2016: Dinâmica das Intervenções no Atendimento de Crianças e Adolescentes em Acolhimento Institucional” e “03/2017: Rotina de Acompanhamento para o Pós-Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes”. Esse encontro aconteceu no dia 22 de julho.

NORMATIVAS – Marília recorda que a Equipe de Mobilização havia abordado este assunto em uma reunião realizada ainda no dia 8 de julho. “Discussões e apontamentos já haviam sido trazidos pelas equipes técnicas dos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica)”, afirma a diretora ao complementar que “existem novas normativas das Políticas Sociais, fluxos internos e nomenclaturas, enfim, situações que exigem a revisão e a alteração (diante da necessidade) de cada protocolo”, explica.

Ela enfatiza que a partir daquela análise, os documentos foram encaminhados para a discussão e os apontamentos por parte da Política da Saúde do município. “Diante das discussões, as representantes farão as revisões de texto e as discussões intrapolíticas”. O objetivo é finalizar a revisão dos protocolos um, dois e três na próxima reunião. O encontro está marcado o dia 19 de agosto (quinta-feira).

AÇÕES – Conforme Marília, a Equipe de Mobilização também está programando a discussão e a atualização do Protocolo 04/2020 – Proteção e Atendimento à Pessoa Adulta em situação de violência sexual e do Protocolo 05/2020 –  Proteção e Atendimento à pessoa em situação de violência sexual (vítima) – Criança e Adolescente.

Entre os trabalhos promovidos pela Rede Intersetorial de Proteção Social de Toledo também esteve em pauta a capacitação dos conselheiros tutelares em relação ao Protocolo 05/2020 – Proteção e Atendimento à pessoa em situação de violência sexual (vítima) – Criança e Adolescente. A atividade aconteceu ainda no mês de junho deste ano.

Da Redação

TOLEDO