3 motivos para ter um aparelho elíptico em casa

O aparelho elíptico é muito procurado por exercitar o corpo inteiro mesmo tendo baixo impacto. Por isso, é considerado um dos equipamentos mais indicados para quem busca perder peso. Além disso, o elíptico também é capaz de aumentar a resistência e o condicionamento físico. Se você está querendo saber mais sobre ele, aqui listamos três motivos para ter um aparelho elíptico em casa. 

Se você já usa o elíptico na academia talvez já tenha pensando em investir em um para a sua casa. O mesmo vale para aqueles que não praticam nenhuma atividade física mas pensam em começar. Essa é uma das grandes vantagens desse tipo de aparelho, sua versatilidade. Ele tanto pode ser usado por aqueles que ainda querem começar a se exercitar, como por quem visa aumentar ainda mais seu condicionamento físico. 

Diferente da esteira, o aparelho elíptico tem menos impacto, e de acordo com a intensidade pode ser usado de diversas maneiras. A sensação de esforço é menor, por isso pode ser mais benéfico quando usado por longos períodos. Enquanto isso, os músculos do seu corpo inteiro estão trabalhando. Entenda mais a seguir sobre as vantagens de ter o aparelho de ginástica em casa. 

Separamos aqui 3 motivos para investir em um aparelho elíptico:

1- Exercite todo o seu corpo

O elíptico, também conhecido como transpot e orbitrek, pode movimentar o corpo todo. Quando usado de forma correta, ajuda a distribuir o seu peso de forma uniforme, assim como a resistência. Com isso, é possível treinar tanto os membros inferiores como os inferiores, como as coxas, o abdômen, o peitoral, etc. É importante que durante o exercício você mantenha uma postura ereta e tente variar a intensidade de forma alternada. 

2 – Mais resistência e capacidade cardiovascular

A resistência cardiovascular é a capacidade que o coração, pulmões e vasos sanguíneos têm de entregar e usar o oxigênio. Isso é essencial para que você tenha uma rotina de treino equilibrada. Mesmo que se pratique outros tipos de exercícios, é recomendado que se intercale com uma rotina focada em melhorar a capacidade cardiovascular e resistência. Com uma melhor aptidão respiratória e cardíaca, é possível ainda impulsionar seus resultados.

3 – Eliptico ajuda a emagrecer

Como mencionado anteriormente, o aparelho elíptico é um grande aliado na perda de peso. Todos os seus grupos musculares são trabalhados durante o uso do equipamento. Apesar de ser similar a esteira, o elíptico tem a grande vantagem de usar tantos os membros inferiores como os inferiores. Com isso, você tem mais apoio e pode se sentir mais confortável, ao mesmo tempo que malha o corpo inteiro. 

Antes de malhar você insere informações sobre o seu peso e a intensidade do exercício. A partir disso você pode ir variando de acordo com seu condicionamento físico e as orientações médicas que devem ser levadas em consideração antes da prática de qualquer exercício. Uma pessoa de 60 quilos, por exemplo, pode queimar entre 300 a 320 calorias em meia hora de treino no elíptico. 

Para conseguir bons resultados é preciso consistência. Por isso, é indicado que a pessoa treine pelo menos quarenta e cinco minutos por dia, cinco dias por semana. Ao treinar de segunda à sexta por uma hora todos os dias, você pode perder em torno de 3500 semanalmente. Portanto é essencial manter uma rotina e alinhar a atividade física a práticas saudáveis como uma alimentação equilibrada e uma rotina de sono regular. 

Cuidados ao usar o elíptico

Antes de praticar qualquer atividade física é importante consultar um médico para saber se está apto para o exercício. Ao começar vá com calma, e aumente a intensidade aos poucos. Se começar a sentir muitas dores, interrompa a prática e procure ajuda profissional para saber os motivos. Cuide sempre de manter uma postura ereta, a posição correta é muito importante tanto para atingir resultados como para evitar lesões.