500km: Desafio Solidário reúne ciclistas em ação social no município

7

Para alguns pedalar é uma diversão, para outros já virou estilo de vida. E percorrer a região sobre duas rodas tem sido a principal atividade dos ciclistas amadores e profissionais nos fins de semana. Toledo conta com 29 equipes e mais de duas mil pessoas que praticam essa modalidade. O município pretende reunir essa turma em uma ação do bem, será o Desafio Solidário 500 KM.

O evento é promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer e será realizado nos dias 22 e 23 de maio. O Desafio Solidário envolverá ciclistas das categorias mountain bike e speed. Podem participar duplas, trios, quartetos, sextetos, e até equipes de dez pessoas. A inscrição são três litros de leite por participante que serão destinados ao Hospital Bom Jesus.

A responsável pela área de Esportes na Natureza da Secretaria e da equipe organizadora do evento Sandra Schossler explica que a pré-inscrição deve ser feita entre os dias 10 e 19 de maio, através do telefone (45) 99805-2667, e a confirmação das inscrições será nos dias 20 e 21 nas dependências da Secretaria, anexa ao Ginásio Alcides Pan). “Na confirmação o líder da equipe deverá colocar a quantidade de atletas que vão participar e entregar os três litros de leite por componente da equipe”.

PEDAL – A atividade deverá ser realizada a partir da zero hora do dia 22 de maio até às 23h59 do dia 23 de maio. A rota do pedal será livre podendo cada equipe escolher o percurso que lhe agradar, sendo asfalto e/ou terra. Os 500 quilômetros serão contabilizados através das somatória de cada atleta do grupo. Sandra enfatiza que no Desafio Solidário os grupos devem seguir os cuidados para evitar a proliferação do novo coronavírus.

“Cada grupo vai montar a sua estratégia para realizar o desafio. O interessante deste desafio é que ele envolve todos os tipos de atletas, iniciantes, intermediários e profissionais, onde eles podem se unir para atingir um objetivo, que são os 500 quilômetros e ainda ajudar uma instituição da nossa cidade”, comenta.

Ao final do percurso, os atletas deverão compartilhar a foto do aplicativo que monitora as atividades comprovando a quilometragem percorrida. O total de 500 quilômetros poderá ser realizado em quantas etapas a equipe quiser, desde que atinja a meta total bem como seja realizado entre as duas datas do desafio.

Esse é o primeiro evento nesse formato em Toledo. Sandra espera movimentar um número grande de ciclistas nesta ação que mistura esporte e solidariedade. “A ideia surgiu na intensão de fomentar a prática da atividade física ao ar livre, em meio a natureza. Há muitos grupos de ciclistas em Toledo e precisamos envolver essa turma em algo bacana”.

OUTRAS AÇÕES – O Desafio Solidário será a primeira de muitas ações que serão realizadas com os ciclistas em Toledo. Sandra pontua que será realizada uma campanha de conscientização e respeito com os ciclistas nas estradas. “O ciclista não pedala somente, ele é preocupado com o meio ambiente, com a sociedade e por isso realiza diversas ações. Queremos também fazer uma campanha para limpeza de alguns pontos muito frequentados da nossa região, como as cachoeiras. Será no estilo de pedal ecológico, além de atividades no interior como cicloturismo, entre outras.

Da Redação

TOLEDO