Al-Attiyah vence mais uma vez nos carros no Dakar; Peterhansel segue na frente
O sul-africano Henk Lategan, que faz em 2021 seu primeiro Rally Dakar, ponteou a especial e andou o tempo todo perto do ritmo de Al-Attiyah, terminando o dia apenas 2min27s atrás do príncipe do Catar. Peterhansel, por sua vez, teve de lidar com um pneu furado no começo da etapa e perdeu algum tempo para fazer a troca. Em seguida, contudo, se recuperou e conseguiu minimizar o prejuízo para terminar o dia a somente 4min05s do vencedor.
Quem se deu mal nesta terça-feira foi o espanhol Carlos Sainz, que chegou a liderar a especial, mas se perdeu da trilha em meio a um erro de navegação. Perdeu 31min02s e agora vai ter de se superar para voltar a se aproximar dos primeiros colocados do rali.
Na classificação geral, Peterhansel lidera com o tempo total de 10h39min02s, 5min09s de vantagem para Al-Attiyah. Com o revés de Sainz, o francês Mathieu Serradori agora está na terceira posição, com 26min21s de atraso para o líder. O prejuízo na etapa fez com que Sainz, que defende o título em 2021, fique a 33min34s da liderança.
Um ótimo resultado foi conquistado pela dupla brasileira formada por Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, que estão de volta ao Rally Dakar. Os dois concluíram a etapa na 13.ª colocação e estão em 22.º lugar na classificação geral. Marcelo Gastaldi e Lourival Roldan fecharam a especial em 31.º e aparecem na 27.ª posição após três dias de competição.
MOTOS – Toby Price alcançou nesta terça-feira a segunda vitória. Vencedor da primeira especial, o australiano levou a melhor com o tempo de 3h33min23s, com 1min16s de vantagem para o argentino Kevin Benavides. Com 2min36s atrás do companheiro de KTM, o austríaco Matthias Walkner ficou em terceiro, seguido pelo americano Skyler Howes, que assumiu o comando da disputa geral entre as motos.
Vencedor da etapa anterior, o espanhol Joan Barreda ficou somente em 30.º lugar, com 24min49s de desvantagem para Price. Atual campeão do Rally Dakar, o americano Ricky Brabec fechou a especial na 25.ª colocação, 21min39s atrás do vencedor do dia.
Com o resultado desta terça-feira, Howes assumiu a liderança geral com o tempo total de 12h05min48s, só 28 segundos à frente do francês Xavier De Soultrait. Price avançou para terceiro, seguido por Kevin Benavides. Brabec aparece em 13.º lugar.
Nos UTVs, o Brasil foi bem nesta terça-feira com Gustavo Gugelmin, que faz parceria com o americano Austin Jones. Os dois cruzaram a linha de chegada em segundo lugar e agora ocupam a terceira colocação na classificação geral. Já Reinaldo Varela e Maykel Justo terminaram a etapa na 24.ª posição e despencaram do quinto para o nono posto na competição.
A quarta-feira reserva a quarta etapa do Rally Dakar entre as cidades de Wadi Ad-Dawasir e Riad. Serão 476 km de deslocamento e um trecho cronometrado de 337 km, totalizando 813 km.