Após péssimo início de ano, Botafogo renasce e é o único grande a voltar à elite

0
Na Série B dos grandes, o Botafogo foi o único a conseguir retornar à elite do futebol nacional. O time alvinegro conquistou a vaga na tarde desta segunda-feira ao derrotar o Operário-PR por 2 a 1, pela 36ª rodada. Após quedas melancólicas no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil, a equipe de General Severiano se reinventou e conseguiu o acesso com números semelhantes ao ano de 2015, quando disputou o torneio pela segunda vez.

Naquele ano, o Botafogo subiu com 72 pontos e um aproveitamento de 63%. Em 38 jogos, venceu 21, empatou nove e perdeu oito. Atualmente, a dois jogos do fim da Série B, o time alvinegro tem 66 pontos, com 19 triunfos, nove empates e oito derrotas, 61,1% de aproveitamento.

Curiosamente, dentre Vasco e Cruzeiro, o Botafogo iniciou a Série B como o menos cotado em conquistar o acesso, muito pelo começo de ano melancólico da equipe. Na Taça Guanabara, terminou apenas na sétima posição, que lhe rendeu uma vaga na Taça Rio, torneio que encontrou o Vasco na decisão. A derrota veio nos pênaltis.

Em meio à disputa do Carioca, aconteceu a eliminação na segunda fase da Copa do Brasil, também nos pênaltis, perdeu para o modesto ABC. Somando as duas competições, o Botafogo havia disputado 17 jogos, com apenas seis vitórias, oito empates e três derrotas, além de duas eliminações nas penalidades máximas.

O início da Série B foi de altos e baixos, o time foi engrenar de vez apenas com a chegada do técnico Enderson Moreira. Na mão do treinador, o Botafogo conquistou 16 vitórias, cinco empates e três derrotas, um aproveitamento de mais de 75%. Não à toa, o time assumiu a liderança e se transformou no favorito ao título da Série B.

Com o bicampeonato cada vez mais próximo e o acesso confirmado, o Botafogo já pode aproveitar o resto do ano para iniciar o planejamento para 2022, visando evitar uma nova disputa contra o rebaixamento, que já aconteceu no clube nos anos de 2002, 2014 e 2020. Nesta campanha, além de Enderson Moreira, dois nomes chamaram a atenção e podem liderar a equipe no próximo ano, o meia Chay e o atacante Rafael Navarro, este tem contrato até o fim da temporada e ainda não definiu seu futuro.